O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta segunda-feira (7/7) à declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que se manifestou nas redes sociais em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Trump afirmou que o Brasil está promovendo uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que responde a um processo por tentativa de golpe de Estado.
Horas depois, Lula falou com a imprensa ao fim da cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, e criticou a fala do republicano.
“Eu não vou comentar essa coisa do Trump e do Bolsonaro. Eu tenho coisa mais importante para comentar do que isso. Esse país tem lei, tem regra, esse país tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, dê palpite na sua vida e não na nossa”, afirmou Lula.
Veja o trecho do discurso de Lula:
“Dê palpite na sua vida e não na nossa”, rebate Lula após Trump manifestar apoio a Bolsonaro pic.twitter.com/tvhNJgrL9G
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) July 7, 2025
Saiba mais:
- “Deixem Bolsonaro em paz!”, diz Trump ao criticar governo brasileiro e defender ex-presidente
- Justiça nega remoção de vídeo em que Michelle Bolsonaro é chamada de ex-garota de programa: “Liberdade de expressão”
Minutos antes, o Palácio do Planalto divulgou uma nota institucional ressaltando que o Brasil é um país soberano e que “não aceita interferência”. Sem citar diretamente Trump, o presidente destacou:
“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito.”