O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse nesta quinta-feira (24/4), a Frederico de Siqueira Filho para ser o novo ministro das Comunicações. O nome do então presidente da Telebras foi chancelado após o deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) ter rejeitado o convite para chefiar a pasta.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, a indicação de Siqueira Filho pelo União Brasil foi apresentada a Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pelo ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho e pelo deputado Pedro Lucas.
Siqueira Filho assume o posto ocupado anteriormente por Juscelino Filho, que deixou a pasta após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção com o suposto desvio de emendas parlamentares.

Leia mais:
Juscelino Filho pede demissão após ser denunciado pela PGR
Ministro da Saúde usa internação de Bolsonaro para valorizar Samu e SUS nas redes sociais
Indicação do novo ministro
A indicação do chefe da Telebras foi endossada pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, mas liderada por Alcolumbre. O novo indicado é descrito como um nome próximo ao senador Efraim Filho (União-PB) e de perfil técnico, por já ter trabalhado na operadora Oi, e não filiado ao União Brasil.
Na avaliação de congressistas do União Brasil, a indicação do então presidente da Telebras para o Ministério das Comunicações não deve mudar a correlação de forças na bancada em favor do governo.
Esta é a décima mudança na Esplanada desde o início do terceiro governo Lula.
*Com informações de UOL.