O senador Omar Aziz (PSD) declarou, na manhã desta sexta-feira (4/7), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é alvo de ataques porque tem compromisso com as camadas mais pobres da população.
A fala ocorreu durante discurso no lançamento do programa Manaus Por Você que contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT).
“Talvez por isso é que ele seja tão atacado. É porque ele gosta de pobre e as pessoas não querem que ele goste de pobre. Essa que é uma realidade. Ele gosta de pessoas humildes e as pessoas não querem que ele goste de pessoas humildes”, afirmou o senador.

Saiba mais:
- “Será que chamo de governador?”, fala ministro do MDS Wellington Dias ao cumprimentar Omar Aziz durante evento em Manaus
- David Almeida lança Cartão Passa Fácil Social com promessa de beneficiar mais de 400 mil pessoas
Omar destacou que o governo Lula vai destinar, em 2025, mais de R$ 8 bilhões apenas para os programas Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), sem incluir outros auxílios federais.
“É praticamente o orçamento todo da Prefeitura por ano, que chega a 10 bilhões. […] Eu não estou colocando aqui aposentadoria, pensionistas, o seguro defeso. Estou colocando só dois programas”, pontuou.
O senador também enalteceu a atuação do colega de bancada Eduardo Braga (MDB), que não compareceu ao evento, mas foi citado como responsável por destinar R$ 36 milhões em emendas para aquisição de veículos e equipamentos de assistência social.
Segundo Omar, o investimento contempla vans, veículos 4×4 e materiais permanentes destinados à estruturação de serviços voltados a famílias vulneráveis, idosos, pessoas com deficiência e em situação de rua.
Confira fala de Omar sobre Lula:
“Lula é atacado porque gosta de pobre”, declara Omar Aziz durante evento com ministro do MDS em Manaus pic.twitter.com/Ti9FG3t5lV
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) July 4, 2025
“Maior obra de um gestor é mudar vidas”
No discurso, Omar ressaltou que, mais do que grandes construções físicas, o legado de um gestor está nas transformações sociais que promove.
“A maior obra que um homem público pode fazer é quando ele muda a vida das pessoas. E essas ações de assistência social vão mudar a vida de milhares e milhares de manauaras.”
O parlamentar aproveitou para defender maior transversalidade entre as secretarias de Educação, Saúde, Obras e Assistência Social, cobrando ações integradas para enfrentar a vulnerabilidade social em Manaus.
Ele citou também o trabalho de comunidades religiosas na recuperação de dependentes químicos e pediu apoio da Prefeitura para ampliar projetos como o do padre Vinícius, voltado à reabilitação de jovens usuários de drogas.
O evento reuniu autoridades municipais, estaduais e federais em um pacote de ações anunciadas pelo MDS na capital amazonense.
