Em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV nesta segunda-feira (24/2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o início do pagamento do programa Pé-de-Meia, que começa a cair na conta dos estudantes nesta terça-feira.
Além disso, o presidente confirmou que, a partir de agora, todos os 41 medicamentos distribuídos pelo programa Farmácia Popular serão gratuitos. Essa iniciativa já havia sido anunciada pelo governo no início do mês.
Pé-de-Meia

Depois que o governo se adequou à determinação do TCU, o tribunal voltou a liberar o programa.
“O pagamento da poupança de R$ 1 mil do programa Pé-de-Meia entra amanhã na conta e rendendo. Tem direito a valor quem passou de ano. Mas quem concluiu o ensino médio já pode sacar a partir desta terça-feira. E olha que legal, mais de 90% dos jovens que estão no programa passaram de ano. Essa ação extraordinária está ajudando mais de 4 milhões de jovens a permanecer na escola, melhorando a qualidade do ensino e aumentando a renda da família”, afirmou Lula.
Farmácia Popular
Antes, apenas parte da lista de remédios era totalmente subsidiada pelo governo, enquanto alguns exigiam coparticipação dos pacientes.
“Agora, todos os 41 medicamentos do programa serão de graça”, declarou o presidente.
A medida amplia o acesso a tratamentos para doenças crônicas e essenciais, como hipertensão, diabetes e asma, sem que os pacientes precisem desembolsar qualquer valor.
Lula cita música sertaneja e samba
No início do pronunciamento, o presidente fez menções à cultura popular. Uma ao sertanejo, ao afirmar que os dois formam uma dupla, mas não do ritmo brasileiro.
“Uma dupla que não é sertaneja, mas que está mexendo com o Brasil: o Pé-de-Meia e o novo Farmácia Popular”, afirmou o presidente.
Leia mais: