O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira (20/01) para parabenizar Donald Trump, que tomou posse como presidente dos Estados Unidos. Em uma mensagem oficial, Lula destacou a importância das relações entre Brasil e Estados Unidos, ressaltando a histórica cooperação entre as duas nações.
Na publicação, Lula afirmou:
“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico.”
Lula não foi convidado para a cerimônia de posse. Fontes do governo norte-americano afirmaram que essa decisão segue uma prática histórica: os Estados Unidos tradicionalmente não recebem chefes de Estado estrangeiros em cerimônias de posse presidencial, limitando a representação diplomática a embaixadores locais.
Saiba mais:
- Donald Trump afirma que EUA passará a reconhecer apenas os gêneros masculino e feminino
- Donald Trump toma posse da presidência dos EUA e faz 1º discurso
Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas,…
— Lula (@LulaOficial) January 20, 2025
Donald Trump assume novo mandato nos EUA
Donald Trump foi empossado como presidente dos Estados Unidos após vencer Kamala Harris nas eleições presidenciais de novembro de 2024. A cerimônia, realizada no Capitólio, marcou o retorno do republicano à Casa Branca, após ter liderado o país entre 2017 e 2021. A posse ocorreu em um ambiente fechado, devido às baixas temperaturas que atingem Washington nesta época do ano.
Durante o evento, Trump realizou o juramento de posse, consolidando seu compromisso com a Constituição dos Estados Unidos e com o povo americano. Este ato solene é realizado desde 1884 e simboliza o início oficial de um mandato presidencial.

Discurso de Trump
Após a posse, Trump fez seu primeiro discurso como presidente:
“A minha eleição me dá a oportunidade de reverter completamente essa traição, as várias traições que ocorreram, e devolver às pessoas a sua fé, a sua democracia e a sua liberdade. A partir deste momento, o declínio da América chega ao fim.”

O presidente também relembrou um atentado sofrido em 13 de julho de 2024, durante um comício na Pensilvânia.
“Há alguns meses, na Pensilvânia, uma bala assassina perfurou a minha orelha, mas acredito que minha vida foi poupada por um motivo. Eu fui salvo por Deus para tornar a América grande novamente.”
No discurso, o republicano anunciou também que o país passará a reconhecer oficialmente apenas dois gêneros: masculino e feminino. Ele abordou, ainda, a questão da meritocracia e políticas sociais.
“Esta semana, porei fim à política de tentar fazer engenharia social da raça e do gênero, trazendo isso a cada aspecto da vida pública e privada. Forjaremos uma sociedade que não enxerga cor e é baseada no mérito. A partir de hoje e daqui pra frente, esta será a política oficial dos EUA, que há apenas dois gêneros: masculino e feminino”, afirmou Trump.