As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

“Lula não ganha uma eleição no 2º turno”, dispara Ronaldo Caiado sobre 2026

Na mesma entrevista, Ronaldo Caiado reafirmou que será candidato à Presidência e disse estar em diálogo com outros partidos
17/10/25 às 11:08h
“Lula não ganha uma eleição no 2º turno”, dispara Ronaldo Caiado sobre 2026

Ronaldo Caiado (Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem chances de reeleição em 2026 caso o pleito vá para o segundo turno. A declaração foi dada em entrevista à revista Veja, publicada nesta sexta-feira (17.out.2025), na qual o goiano também confirmou sua pré-candidatura à Presidência da República.

Segundo Caiado, a fragmentação de nomes da direita é positiva e não deve ser vista como sinal de fragilidade. O governador citou como exemplos os também governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Junior (PSD-PR), que figuram entre os possíveis presidenciáveis do campo conservador.

“Qual é a única chance de o Lula ganhar a eleição, segundo as pesquisas? É a oposição ter um candidato só no 1º turno. A quase 12 meses da votação, você vai lançar 1 candidato só? Nenhum de nós tem nome nacional. E se tivermos 1 candidato único, ele vai ser submetido à ação da máquina do governo de perseguir, de retaliar”, declarou Caiado.

O governador reforçou que, com a multiplicidade de candidaturas de direita, o segundo turno é inevitável e que Lula não teria chances nesse cenário.

“Há hoje uma pulverização na direita que querem colocar como sinal de fragilidade, mas, com 4, 5 pré-candidatos compondo a nossa área, dá 2º turno em todas as simulações. E o Lula não ganha uma eleição no 2º turno”, afirmou.

Ronaldo Caiado ainda reafirmou que será candidato à Presidência e disse estar em diálogo com partidos como Solidariedade e Podemos para construir uma frente ampla da direita.

“Conversar com partidos é algo que você precisa fazer em qualquer eleição majoritária”, concluiu.

Pesquisas e rejeição

De acordo com levantamento da Genial/Quaest divulgado em 9 de outubro, Lula lidera todos os cenários de primeiro e segundo turnos. Apesar disso, o petista mantém alta taxa de rejeição: 51% dos brasileiros afirmam conhecê-lo e não votariam nele.

Já Caiado aparece com índices entre 3% e 10% das intenções de voto no primeiro turno e alcançaria 31% em um eventual segundo turno contra Lula, que teria 46%.


Leia mais:


Críticas a Ciro Nogueira e divergências na federação

Durante a entrevista, Ronaldo Caiado também fez duras críticas ao presidente do PP, o deputado Ciro Nogueira (PI). Apesar da federação oficializada entre PP e União Brasil em agosto, Caiado afirmou que o dirigente tenta “ignorar” sua pré-candidatura e favorecer outros nomes, como Tarcísio de Freitas e Ratinho Junior.

“Ciro tenta a todo momento ignorar a nossa pré-candidatura. Eu disse a ele que nunca vi um presidente de partido, como Gilberto Kassab [PSD] ou Marcos Pereira [Republicanos], falar mal de seus pré-candidatos”, declarou.

Caiado ainda ironizou as pretensões políticas de Nogueira e afirmou que o dirigente estaria buscando “uma garupa para continuar na vida política”.

“É uma posição de final de carreira, de quem não tem base para se reeleger senador no Piauí”, afirmou.

O goiano ressaltou que a federação PP-União Brasil ainda não foi aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que o União Brasil continuará independente.

“Não recebemos e não receberemos nenhuma ordem do Ciro Nogueira. Nosso presidente é Antonio Rueda. Não tem por que se entregar para ser comandado por quem não tem expressão política”, disse.

“Lula não ganha uma eleição no 2º turno”, dispara Ronaldo Caiado sobre 2026 - Rede Onda Digital