O presidente Lula (PT) escolheu a deputada estadual mineira Macaé Evaristo (PT), para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. A decisão ocorreu nesta segunda-feira (9/09).
A deputada assume a pasta dos Direitos Humanos após a saída de Silvio Almeida, acusado de assédio sexual contra mulheres. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Segundo informações divulgadas pela Folha de S.Paulo, Lula deixou à critério da futura ministra a reorganização da pasta, já que será de sua responsabilidade a apresentação de resultados. O presidente disse ainda que estava contente por ela ter aceitado seu convite. Afirmou também que conhece a sua história e sabe de seu compromisso público.
Macaé Evaristo esteve no Palácio da Alvorada a pedido do presidente Lula por volta das 14h30 [horário de Brasília] desta segunda-feira. No encontro estiveram presentes a ministra Esther Dweck, titular da Gestão que está interinamente respondendo pelo Ministério dos Direitos Humanos, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR).
Leia mais
Lula demite ministro Silvio Almeida depois de acusações de assédio sexual
Silvio Almeida teria passado a mão entre as pernas de Anielle Franco em reunião
Acusações de assédio sexual
O ex-ministro Silvio Almeida foi acusado de assédio sexual e o caso veio à tona, na sexta-feira (06/09), após matéria do site Metrópoles.
As vítimas teriam procurado apoio psicológico e jurídico da ONG Me Too Brasil. Silvio nega as acusações e afirmou que as denúncias são “mentirosas”. O Palácio do Planalto deve investigar as acusações por meio da comissão de ética da presidência.
*com informações da Folha de S.Paulo