Na manhã desta segunda-feira (10/06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera mais uma reunião estratégica no Palácio do Planalto para definir as prioridades legislativas do governo. Esta é a segunda semana consecutiva em que Lula se reúne com ministros e líderes governamentais para afinar a articulação política no Congresso Nacional.
A reunião deve contar com a presença de figuras-chave da liderança governamental, incluindo o líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), o líder do Governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), e o líder do Governo na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT-CE). Também participaram ministros palacianos como Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Laercio Portela (interino da Secretaria de Comunicação Social) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A pauta econômica é uma das prioridades absolutas do governo. Entre os temas discutidos, a regulamentação da reforma tributária se destaca, com o Planalto pressionando por uma aprovação rápida.
Fernando Haddad tem a missão de negociar com o Congresso medidas de compensação para a desoneração de setores e municípios em 2024, além de planejar a transição para a reoneração da folha de pagamento nos próximos anos. As alternativas apresentadas por uma medida provisória na semana passada enfrentam resistência de diversos setores e parlamentares, exigindo um esforço adicional de articulação.
Saiba mais:
- Lula vai se reunir com reitores para fazer acordo e encerrar a greve dos professores federais
- Após derrotas em vetos, governo Lula tenta se reorganizar nesta semana; confira as principais pautas do Congresso
Projetos em destaque
Esta semana promete ser agitada no Congresso, com atenção especial à votação final na Câmara dos Deputados do projeto de lei do Mover, o programa de descarbonização da indústria automotiva, que inclui a taxação de compras internacionais.
Além disso, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve analisar pautas importantes, como a PEC das Drogas e o projeto de lei que pode anistiar presos do 08/01. Um outro tema que ganhou destaque é o projeto de lei que proíbe delações premiadas feitas por pessoas presas, que pode ter seu pedido de urgência analisado pelos deputados.