O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas à Lava Jato e à gestão passada da Petrobras, nesta quinta (18/01), durante a cerimônia de retomada dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
Lula referiu-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro como “psicopata que vive da mentira, da maldade, e de ofender os outros”.
Ele afirmou que a Lava Jato foi orquestrada por alguns juízes e procuradores subordinados aos EUA, visando punir a soberania do Brasil e a Petrobras, ao invés de combater a corrupção.
Leia tambem:
“Os Feiticeiros de Waverly Place” ganha sequência com participação de Selena Gomez
Prefeito Eduardo Paes proíbe a abertura de clubes de tiro no Rio de Janeiro
Lula também destacou que a construção de Abreu e Lima foi alvo de investigações no escândalo do “petrolão” e pediu a recontratação de funcionários demitidos na Lava Jato.
O custo inicial do projeto era de R$ 7,5 bilhões, mas as obras, conduzidas por empreiteiras como Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa e Queiroz Galvão, consumiram quase R$ 60 bilhões. O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, foi condenado por corrupção no caso.
*Com informações do Estadão