O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta terça (14), no programa “Conversas com o Presidente”, as eleições na Argentina, cujo segundo turno será realizado neste domingo (19). Lula falou que a Argentina precisa de um presidente que goste da democracia e respeite as alianças comerciais do país no Mercosul.
O mandatário brasileiro afirmou que o voto do povo argentino é soberano, mas pediu para que o povo pense na Argentina e no tipo de América do Sul que quer criar. Ele disse:
“Eu não posso falar de eleição na Argentina porque é direito soberano do povo da Argentina. Mas queria pedir que vocês lembrem que o Brasil precisa da Argentina e que a Argentina precisa do Brasil, dos empregos que o Brasil gera na Argentina e dos empregos que a Argentina gera no Brasil, do fluxo comercial entre os dois países e do quanto nós podemos crescer juntos.
Para isso, é preciso ter um presidente que goste de democracia, que respeite as instituições, que goste do Mercosul, que goste da América do Sul”.
Leia mais:
ARGENTINA: Candidatos à presidência debatem sobre relações com Brasil após eleição
Pesquisa eleitoral na Argentina aponta Milei como favorito nas votações do 2º turno
Eleição disputada
A eleição no domingo será disputada entre o peronista Sergio Massa e o candidato de extrema-direita Javier Milei, e o pleito ocorre em meio à maior crise econômica das últimas décadas no país. Segundo as mais recentes pesquisas, a eleição será apertada, mas alguns institutos colocam Milei um pouco à frente.
Há alguns dias, em entrevista a um jornalista peruano, Milei chamou Lula de “corrupto”.
O presidente brasileiro ainda disse:
“Hoje, o mundo está divido em blocos. Se a gente briga, a gente não vai pra lugar nenhum.
Quero pedir pro povo argentino, na hora de votar pense na Argentina. É soberano o voto de vocês mas pensem um pouco no tipo de América do Sul que você quer criar, de América Latina e de Mercosul que você quer criar. Juntos nós seremos fortes, separados nós somos fracos”.
Com informações da Agência Brasil.