O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) publicou, em perfil oficial no Twitter, mensagem de apoio à Zona Franca de Manaus e dos empregos gerados pelas indústrias instaladas no Amazonas. O comentário foi compartilhado após o anúncio, pelo governo federal, da redução de 10% no Imposto sobre Importação (II) para conter a alta da inflação. A medida representa um novo ataque à competitividade das indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM).
“A Zona Franca de Manaus é importante para a economia do Estado e do Brasil. As pessoas precisam de salário, de emprego. Eu me pergunto: se não existir a Zona Franca, onde essas pessoas vão trabalhar?“, indagou o pré-candidato.
Leia mais:
Nos comentários, o deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) e o ex-titular da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira, lançaram-se na defesa do modelo. “Presidente esse governo só destrói o povo. Deixou agonizando sem oxigênio e agora quer deixar agonizar sem empregos e sem desenvolvimento”, escreveu o deputado.
Já Nogueira rebateu comentários favoráveis à medida do governo federal. “Errado, a Zona Franca arrecada bilhões por ano e fica apenas com uma pequena parcela, o resto vai para a União“, respondeu o ex-superintendente à afirmação de que o modelo gasta bilhões em subsídio sem garantia de retorno.