O presidente da França, Emmanuel Macron, visitará o Brasil na próxima semana para se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A viagem será dividida em três partes.
- Lula irá acompanhar Macron em Belém (PA) na terça-feira (26/3), na primeira parte da visita.
- Depois os mandatários seguem para o Rio de Janeiro, no segundo dia.
- Ainda haverá a visita de Estado a Brasília, na quinta-feira (28/3).
A primeira agenda, no Pará, é referente à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), que ocorre na capital do estado em 2025.
Leia mais
Em visita ao Brasil, Macron deve discutir expansão da energia nuclear
Em reunião, presidente Lula cobra ministros: “Ainda falta muito”
No Rio, Macron e o presidente brasileiro seguirão para Itaguaí (RJ), município com um complexo naval no qual são construídos submarinos de origem francesa.
Em Brasília, Lula e o presidente francês devem debater questões relacionadas à relação bilateral entre os países e pontos do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
Em janeiro, Emmanuel Macron disse, com insistência, à Comissão Europeia, que é “impossível” concluir as negociações para um acordo de livre comércio com o Mercosul e exigiu que elas fossem encerradas.
Segundo um comunicado divulgado pelo Palácio do Eliseu, os negociadores europeus já foram instruídos a comunicar aos seus pares sul-americanos que as tratativas seriam, de fato, encerradas.
No fim de 2023, o Itamaraty dava indícios da conclusão do tratado, mas as negociações não foram concluídas.
Antes de viajar para o Brasil, o líder francesa também visitará a Guiana Francesa.
Fonte: CNN Brasil