As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Após ligação, Trump e Lula dão indícios de ‘reconciliação’: “Nossos países se darão muito bem juntos”

Os dois presidentes conversaram por ligação na manhã desta segunda-feira (6/10)
Após ligação, Trump e Lula dão indícios de ‘reconciliação’: “Nossos países se darão muito bem juntos”

(Foto: montagem)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na manhã desta segunda-feira (6/10), uma ligação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo o presidente Lula, os dois líderes conversaram por aproximadamente 30 minutos, relembrando a boa sintonia que demonstraram em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU. Segundo ambos, o encontro anterior deixou uma impressão positiva e abriu caminho para uma reaproximação diplomática entre Brasil e EUA.

Nas redes sociais, Lula classificou o diálogo como uma oportunidade para restaurar os laços históricos entre os dois países.

“Considero nosso contato direto como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente […] Nós concordamos em nos encontrar pessoalmente em breve”, escreveu o presidente.


Leia mais:


Durante a conversa, Lula destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Ele aproveitou o diálogo para solicitar a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros, além da revisão de medidas restritivas impostas a autoridades do país.

Trump, por sua vez, designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Os presidentes também discutiram a possibilidade de um encontro presencial durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia. Lula reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém (PA), e se mostrou disposto a visitar os Estados Unidos. Ambos trocaram contatos diretos para facilitar futuras comunicações diplomáticas.

Trump comenta sobre ligação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também se manifestou nas redes sociais e disse ter gostado da ligação que teve com o presidente Lula.

Na postagem, o republicano afirmou que a conversa com o presidente brasileiro focou em economia e comércio. Trump também confirmou que haverá novas discussões e que os dois vão se encontrar em um futuro “não tão distante, no Brasil e nos Estados Unidos”.

Trump finalizou a postagem dizendo que gostou da conversa e que os dois países vão “se dar bem juntos”.