Na manhã desta quarta-feira (26/06), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025, em votação conduzida pelo presidente Roberto Cidade (UB).
O texto, que prevê uma receita de R$ 29,686 bilhões e uma despesa de R$ 30,389 bilhões, foi enviado pelo Poder Executivo ao Parlamento Estadual no fim de maio como Projeto de Lei nº 364 de 2024, oriundo da Mensagem Governamental nº 54 de 2024.
Agora o texto segue para sanção do governador Wilson Lima (UB).
Saiba mais:
- Comissão da Aleam analisa PL que define diretrizes orçamentárias para 2025
- Deputado Daniel Almeida elabora projeto para criar Polícia Legislativa da Aleam
A LDO estabelece as metas e prioridades da administração pública estadual e orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), definindo a aplicação do orçamento do Estado para o ano seguinte. O projeto foi submetido a diversas análises e discussões, tanto no plenário quanto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
A Mensagem Governamental destacou que a elaboração da LDO ocorre em um cenário de incertezas, pois o Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas encerrou 2023 com um crescimento de apenas 1,83%. Este resultado ficou aquém do esperado, principalmente devido à queda na produção causada pela seca extrema.