As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Laudo da Justiça italiana diz que Zambelli tem condições de permanecer na prisão e ser extraditada

Laudo da Justiça italiana diz que Zambelli tem condições de permanecer na prisão e ser extraditada

Deputada brasileira está presa em Roma desde 29 de julho e passou mal na audiência anterior à Justiça italiana.

A Justiça italiana concluiu o laudo médico da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) realizado por perícia após pedido com caráter de urgência. O documento foi apresentado em audiência realizada nesta quarta (27/8).

O laudo afirma que a parlamentar tem condições de permanecer na prisão, onde tem acesso aos medicamentos de que precisa. Além disso, o documento também estipula que caso a Justiça opte por extraditar Zambelli para o Brasil, via transporte aéreo, isso também pode ser feito.

Zambelli passou por nova audiência na Justiça da Itália, mas ainda não houve decisão sobre seu futuro – se continuará presa ou se ficará em liberdade enquanto o processo de extradição para o Brasil tramita.

Depois da audiência, Zambelli foi mandada de volta ao Instituto Penitenciário de Rebibbia, na periferia de Roma, onde vai aguardar a decisão da Corte, que será tomada de forma reservada e comunicada à defesa da parlamentar.


Leia mais:

STF condena Zambelli a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma

Michelle Bolsonaro desabafa e diz que está sendo um desafio “suportar humilhações”


Na última audiência, a deputada brasileira passou mal e o juiz do Tribunal de Apelação de Roma solicitou o laudo sobre o estado de saúde dela.

O laudo divulgado hoje conflita com perícia contratada pela defesa de Zambelli, que preparou parecer médico no qual afirma que o estado de saúde da parlamentar está comprometido, até mesmo agravado, e que ela não pode permanecer presa. Esse parecer recomenda prisão domiciliar à justiça italiana.

Carla Zambelli está presa desde o dia 29 de julho, depois de ficar quase um mês foragida da Justiça brasileira. Ela foi condenada duas vezes pelo STF (Supremo Tribunal Federal), pela invasão hacker ao site do Conselho Nacional de Justiça e por perseguir homem com arma de fogo em 2022, na véspera da eleição presidencial.

*Com informações de Metrópoles