O presidente Lula (PT) se pronunciou hoje, 26, sobre a fala do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) proferida ontem, na cerimônia de filiação de Fernando Holiday ao Partido Liberal (PL) em São Paulo. Bolsonaro, em seu discurso, xingou Lula de “jumento”.
Em seu tweet, Lula escreveu que o jumento é “mais espero que alguns” e completou:
“O que seria ofensivo seria comparar um jumento a ele [Bolsonaro], isso sim. Ofensivo aos jumentinhos que não fazem mal a ninguém”.
Veja o tweet de Lula abaixo:
Ontem a imprensa me pediu para responder uma pessoa que tentou me atacar chamando de “jumento”. Um animal simpático e mais esperto que alguns. O que seria ofensivo seria comparar um jumento a ele, isso sim. Ofensivo aos jumentinhos que não fazem mal a ninguém.
— Lula (@LulaOficial) July 26, 2023
Leia mais:
Bolsonaro chama Lula de “jumento” e fala em voltar ao Palácio do Planalto
“Decreto de armas de Bolsonaro era pra agradar o crime organizado”, diz Lula
No evento do PL ontem, Bolsonaro afirmou:
“A quem interessa, levem-se em conta alguns países europeus, países mais ao Norte, interessa eu ou um entreguista na presidência da República? Um analfabeto? Um jumento, porque não dizer assim?”.
No mesmo evento, Bolsonaro afirmou ter vontade de voltar a ser presidente, e chamou isso de sua “missão”. O ex-presidente está inelegível até 2030 após condenação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, em ação movida pelo PDT após a reunião com embaixadores em Brasília. Em julho de 2022, Bolsonaro reuniu membros do corpo diplomático de vários países para atacar com fake news o processo eleitoral brasileiro.