As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Proposta “Leia Mais” quer incentivar leitura e revelar novos escritores nas escolas de Manaus

Incentivo à leitura é visto como uma das ferramentas mais eficazes para o desenvolvimento intelectual, social e cultural de crianças e adolescentes
13/10/25 às 08:59h
Proposta “Leia Mais” quer incentivar leitura e revelar novos escritores nas escolas de Manaus

Professora da rede municipal de Educação ensinando leitura e interpretação de texto aos alunos. Foto – Ulisson Santos/Semed

O vereador João Carlos (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei (PL) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para instituir, nas escolas municipais da capital amazonense, a Campanha “Leia Mais”. O objetivo é estimular o hábito da leitura e incentivar a produção literária entre os estudantes da rede pública de ensino.

A campanha tem como metas identificar talentos literários, estimular a leitura desde a primeira infância, desenvolver habilidades linguísticas e promover a produção literária como forma de expressão e enriquecimento cultural.

“O projeto promove o engajamento estudantil e contribui para elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa, não apenas formar bons leitores, mas também estimular futuros escritores, consolidando a leitura como um instrumento de transformação pessoal e social”, justificou o vereador.

De acordo com a proposta, os alunos com melhor desempenho em Língua Portuguesa, conforme critérios definidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), serão convidados a participar, no contraturno, de aulas voltadas à formação de novos escritores.

O projeto também prevê que todos os alunos do 6º ao 9º ano leiam pelo menos um livro por bimestre, com avaliação de interpretação ao final do período. As obras poderão ser escolhidas pelas escolas ou professores e deverão ser adequadas à faixa etária, podendo estar em formato físico, digital ou audiolivro.

Para estudantes residentes em comunidades ribeirinhas, o texto estabelece um prazo adicional de dez dias para a devolução de livros às bibliotecas municipais ou escolares.


Saiba mais: 

Manaus pode ter o “Dia do Professor de Jiu-Jitsu” em homenagem a mestres da arte marcial

Wilker Barreto projeta 2026 e afirma: “seguirei na oposição com a mesma pegada e responsabilidade”


Outra novidade da proposta é que as multas por atraso na devolução de livros poderão ser substituídas pela doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a ações sociais. A medida, no entanto, não se aplicará em casos de extravio ou dano ao material.

Os recursos necessários para a execução do projeto poderão ser obtidos por meio de parcerias com a sociedade civil, ONGs e iniciativa privada, sem gerar custos adicionais ao município.

A proposta está na Divisão de Apoio ao Plenário (DIAP) para deliberação, segundo informações do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).