Governo do Amazonas avança em novas unidades habitacionais e prevê 50 mil soluções de moradia até 2026

Foto: Rede Onda Digital
O governador Wilson Lima visitou, na manhã desta quinta-feira (04/12), o residencial em construção no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus, que integra o programa Amazonas Meu Lar em parceria com o Minha Casa, Minha Vida. Ele destacou o avanço das obras e explicou como funciona o processo de seleção das famílias beneficiadas.
“O governo federal entra com aporte financeiro, com a parte, o Estado dá uma contrapartida financeira, também com a doação do terreno e também com a execução da obra, através de um edital de chamamento em que a gente credencia as empresas para tocar essas obras”, afirmou.
Veja vídeo;
O empreendimento conta com 32 apartamentos, com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026, e já alcançou 40% de execução. Segundo o governador, o projeto segue critérios sociais rígidos para garantir que o benefício chegue às famílias que realmente necessitam.
“A gente tem um cadastro de famílias que apresentam lá o interesse, manifestam o interesse em ocupar uma dessas unidades e isso passa por um crivo, de acordo com os critérios federais, de acordo com uma série de critérios sociais que são importantes para beneficiar quem, de fato, precisa”, explicou.
Veja vídeo;
Wilson Lima reforçou que a política habitacional do Estado leva em consideração o conceito de moradia digna, garantindo que os novos residenciais estejam conectados à infraestrutura urbana.
“Aqui passa ônibus, aqui o Uber tem acesso, o táxi tem acesso, tem escola próxima, tem hospital próximo…”, destacou, lembrando que o terreno antes era usado por criminosos e agora tem “uma destinação social”.
50 mil soluções de moradia
Wilson Lima ressaltou que o Governo do Amazonas trabalha com diversas modalidades de atendimento habitacional, indo além da construção de apartamentos.
“Trabalho com solução de moradia. Então, às vezes, a solução da moradia de alguém pode ser a entrega de um apartamento, pode ser a entrega de um lote, pode ser o pagamento de um bônus, uma entrada no financiamento de um apartamento, pode ser um documento de regularização da casa, do terreno dele”, explicou.
A meta é entregar cerca de 50 mil soluções de moradia, considerando regularizações fundiárias, documentação e novas unidades. Até agora, cerca de 20 mil já foram entregues.
“Só aqui na capital nós temos cinco empreendimentos que estão sendo construídos, além do Retrofit lá no centro daquele prédio da Receita, e mais três no interior, um em Tefé, um em São Gabriel da Cachoeira e outro aqui no município de Iranduba”, destacou o governador.
Ele também citou obras realizadas com recursos próprios do Estado, como nos bairros Comunidade da Sharp, Manaus 2000 e Prozai, além do trabalho de regularização fundiária realizado em parceria com o Tribunal de Justiça por meio do Programa Solo Seguro, do CNJ.






