
Governo Federal busca acelerar medidas para manter empregos após enchentes no Rio Grande do Sul

Em visita aos municípios gaúchos neste domingo (2/6), o Ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou planos do governo federal para acelerar o debate visando medidas que garantam a preservação dos empregos no estado, após as enchentes que assolaram a região no último mês.
Paulo Pimenta, em sua passagem pela cidade de Muçum, no Vale do Taquari, destacou a situação crítica enfrentada pelas empresas locais, que permanecem fechadas devido aos danos causados pelas enchentes. Completando um mês desde o desastre, o ministro ressaltou que muitas dessas empresas estão impossibilitadas de retomar suas atividades.
“Empresas que ainda estão sem água, sem luz, sem nenhuma capacidade de trabalho e têm que pagar folha, têm as despesas mensais. Temos que construir uma alternativa para a manutenção da saúde financeira das empresas e, posteriormente, a manutenção dos postos de trabalho”, afirmou o ministro.
Saiba mais:
- “O sistema de moradia que o presidente propôs é audacioso”, diz Paulo Pimenta sobre os desafios para reconstruir o RS
- Paulo Pimenta é nomeado como ministro da Secretaria Extraordinária de apoio à reconstrução do RS
O ministro revelou que as discussões sobre o tema estão em andamento e serão aceleradas nos próximos dias, em colaboração com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
“Já fizemos várias reuniões, já fechamos alguns acordos que empresas e setores no sentido de encontrar mecanismos que garantam a manutenção dos empregos e, ao mesmo tempo, buscar apoios que a legislação permita para que as empresas recebam, por parte do governo federal, o apoio para não romper o vínculo e manter os trabalhadores”, concluiu o ministro.
*com informações da Agência Gov