O vereador Fransuá (PV) esteve hoje, 28, no estúdio da Onda Digital no programa Fiscaliza Geral. Fransuá, que é o novo líder do prefeito David Almeida (Avante) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), comentou a iminente eleição para presidente da casa – que acontecerá no próximo dia 5 – e a situação conturbada das últimas semanas na casa parlamentar.
Ao longo do dia de ontem, ao todo 19 vereadores manifestaram apoio público à candidatura do vereador Caio André (PSC) à presidência da Câmara. Contando com o próprio voto de André, ele teria 20 e só precisaria de mais um para assumir a presidência.
Leia mais:
Vereadores Peixoto e Amom declaram apoio a Caio André em eleição da CMM
Capitão Carpê declara apoio a Caio André para presidência da CMM
A respeito disso, Fransuá afirmou aos jornalistas Alex Braga e Ananda Chamma:
“A eleição não está definida, tudo pode mudar. Afinal, a votação é por maioria absoluta. Nós ainda temos a maioria, estamos conversando, alguns podem mudar. Essa visão que temos agora é de momento. 21 podem declarar voto hoje, mas até o dia, as coisas podem mudar”.
Sobre a tentativa do atual presidente David Reis (Avante) de tentar mudar o regimento interno da casa para se reeleger no cargo, o vereador declarou:
“Claro que alguns se manifestaram contra isso, falaram que não assinariam qualquer documento propondo essa mudança. Respeito o posicionamento de cada um, mas não vi isso como uma questão concreta. David Reis é amigo de todos, até dos que hoje se posicionam com voto contra ele. Ele é respeitado, se não por todos, mas por quase todos os vereadores”.
E a respeito de um nome indicado pelo prefeito para a presidência da CMM, Fransuá disse:
“Desse grande grupo que tem a maioria hoje, ainda não temos uma definição. Não podemos desconsiderar nenhum, nos bastidores os vereadores estão conversando, incluindo o Eduardo Assis [possível nome indicado discutido nos últimos dias]. Aquele que conseguir manter seu grupo unido até o dia da votação, com certeza será o presidente da Câmara”.
A entrevista completa com o vereador Fransuá pode ser assistida aqui.