O ex-presidente Jair Bolsonaro discursou neste sábado (1º/02) durante uma reunião da bancada do Partido Liberal (PL), reafirmando sua presença no cenário político nacional. Sem mencionar diretamente uma candidatura às eleições presidenciais de 2026, Bolsonaro cobrou de seus aliados maior empenho na divulgação das realizações de sua gestão (2019-2022).
Durante o evento, Jair Bolsonaro destacou a importância de fortalecer o partido para as eleições de 2024, indicando que sua influência política permanece ativa.
“A grande maioria entendeu o momento e nós vamos crescer. Seremos mais fortes ainda nas eleições do ano que vem. Não é por mim, é por nós. Se eu fosse pensar em mim, eu estaria fora do Brasil, mas jamais vou abandonar esse nosso país aqui”, declarou o ex-presidente.
Confira o trecho:
💬 "Se eu fosse pensar em mim, estaria fora do Brasil", diz Bolsonaro
⤵️⤵️⤵️ pic.twitter.com/iW1y7ZVqIO
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 1, 2025
Saiba mais:
- Bolsonaro diz estar preparado para ser preso pela Polícia Federal
- Perfil do ex-presidente Bolsonaro no X é hackeado pela segunda vez
Jair Bolsonaro inelegível até 2030
O ex-mandatário está inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2023, Bolsonaro foi condenado por abuso de poder e ataques sem provas ao sistema eleitoral durante uma reunião com embaixadores em 2022. Além disso, uma nova condenação foi aplicada em função da exploração política e econômica dos atos de 7 de setembro de 2022. O TSE considerou que tais ações comprometeram a lisura do processo eleitoral. Bolsonaro nega qualquer irregularidade.
Além da inelegibilidade, o ex-presidente também enfrenta um indiciamento pela Polícia Federal. Em 2024, a corporação apontou o ex-presidente e outras 40 pessoas como suspeitos de envolvimento em um suposto plano para atentar contra a vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes (STF). Ele negou todas as acusações e afirmou que não há qualquer plano de golpe de Estado.