Em entrevista exclusiva à Rede Onda Digital, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André, falou sobre a importância do Festival Zero 92, evento que acontece no próximo sábado (17). Ao ser questionado sobre as diferenças entre o ‘Festival Zero 92’ e o tradicional ‘Sou Manaus Passo a Paço’, promovido pela Prefeitura de Manaus, Caio André destacou o propósito do novo evento.
Segundo ele, enquanto o festival municipal costuma trazer artistas nacionais e internacionais, o Zero 92 terá um foco exclusivo na cultura amazônica e na valorização dos artistas locais.
“O Festival Zero 92 é exatamente isso, vamos cultuar a nossa cultura, os nossos artistas. Vamos fomentar para que a população entenda a importância de cultuar nossa bandeira, nossas raízes, a nossa culinária”, afirmou Caio André.
Saiba mais:
- Wilson Lima entrega novos equipamentos para combate a incêndios no Amazonas
- Vereador propõe solução para mobilidade urbana em Manaus e Zé Ricardo rebate: “Não há metrô que resolva”
O secretário destacou ainda que o evento reunirá em um único espaço toda a riqueza cultural do Amazonas.
“Esse é o nosso objetivo: mostrar em um único espaço tudo aquilo que temos de artesanato, economia criativa, culinária, musicalidade. Tudo que remete à nossa ancestralidade, aquilo que nos faz amazônidas e, principalmente, amazonenses”, completou.
Veja:
Secretário de Cultura, Caio André exalta ‘Festival Zero 92’: “Vamos cultuar nossas raízes” pic.twitter.com/m4Rk13C7eK
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 14, 2025
Festival Zero 92
O Festival Zero 92, começa às 15h, na Rua José Clemente, no Centro Histórico de Manaus, com entrada gratuita.
O evento terá uma programação especial, com mais de 30 atrações musicais, uma feira criativa, praça gastronômica e ações de conscientização ambiental. A proposta é transformar o Centro Histórico de Manaus em um verdadeiro palco da cultura regional, com destaque para a economia criativa e a sustentabilidade.
Um dos pontos altos do festival será a homenagem a grandes nomes da música local. Dois palcos temáticos levarão os nomes de ícones amazonenses: Teixeira de Manaus e Carrapicho. Esses espaços darão visibilidade a artistas da cena regional e resgatarão memórias afetivas ligadas à identidade cultural do Amazonas.
O Festival Zero 92 está sob direção artística de Márcio Braz e com a organização da cantora Márcia Novo.
Confira as atrações: