O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), exerce seu primeiro mandato como vereador. No final de 2022, ele foi eleito como presidente da casa para o biênio 2023/2024.
Ao Portal Onda Digital, nesta terça-feira (26/12), Caio André fez um balanço da atuação da CMM sob seu comando neste ano e, ainda, falou sobre as eleições municipais do ano vindouro.
Sobre sua gestão, o parlamentar destacou ter sido “extremamente positivo”.
“Conseguimos alcançar o principal objetivo da nossa gestão, que foi aproximar a população da casa. Seja com o Câmara Cidadã ou com as visitas técnicas de escolas ou faculdades que vão até lá e conhecem as dependências da casa e como funciona a atuação dos vereadores”, disse Caio André.
O vereador destacou ainda a valorização profissional dada aos servidores da casa, citando o plano de aposentadoria que, inclusive, está como um dos pontos que dão abertura ao concurso público previsto para 2024.
“Está tudo dentro do nosso planejamento. Devemos fechar o número de servidores que vão aposentar até o final de janeiro. A partir disso teremos o número de vagas disponíveis para o concurso e, em meados de março, depois do Carnaval, lançaremos a licitação para a escolha da banca organizadora”, explicou o presidente da CMM.
Caio André pontuou que a CMM, este ano, conseguiu trabalhar com três quesitos fundamentais da política: transparência, independência e harmonia entre os poderes.
“O fortalecimento do poder legislativo – e isso vem de uma movimentação nacional – dá ênfase á independência. E a CMM figurou bem esse papel este ano e, com certeza, será fortalecida no ano que vem”, garantiu.
Prefeitura de Manaus
Em 2024, acontecem as eleições municipais. Caio André é enfático ao dizer que vai concorrer à reeleição do mandato.
“Mas não fecho portas para projetos futuros”, completou o vereador que disse ainda que vai tentar a reeleição para a presidência da CMM, caso seja reeleito.
À reportagem, Caio, que preside a Executiva Municipal do Podemos, disse que ainda não há ‘batelo martido’ sobre apoio a um dos nomes que já figuram a lista dos pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, frisando que a decisão será tomada em conjunto com a Executiva Estadual, presidida pela deputada Alessandra Campelo, além do colegiado e filiados do partido.
“O Podemos é um partido da base do governador Wilson Lima (União Brasil). Onde ele estiver… Não quer dizer que vá acontecer, mas é um indicativo”, disse.