As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

“A esquerda foi quase varrida da Amazônia”, diz Zé Ricardo ao analisar cenário político para 2026

07/08/25 às 18:48h
“A esquerda foi quase varrida da Amazônia”, diz Zé Ricardo ao analisar cenário político para 2026

Zé Ricardo analisa cenário político para 2026 – (Foto: Rede Onda Digital).

O vereador de Manaus e ex-deputado federal Zé Ricardo (PT) disse, em entrevista ao PodMais, da Rede Onda Digital, nesta quinta-feira (7/8), que o Partido dos Trabalhadores e os demais partidos de esquerda enfrentam um cenário político hostil na região Norte desde as eleições de 2022.

Segundo ele, apenas o estado do Pará resistiu à onda conservadora que se consolidou no restante da Amazônia.

“Ao olharmos a eleição de 2022, a esquerda foi quase varrida na Amazônia. Com exceção do Pará, que manteve um senador e dois deputados federais, todos os outros estados perderam parlamentares do campo da esquerda”, avaliou Zé Ricardo.

Durante a entrevista, o vereador destacou que legendas como PT, PCdoB, PSOL, PDT e PSB sofreram forte redução de representação nos estados amazônicos, o que impacta diretamente o projeto nacional do governo Lula (PT).


Leia mais:


PT no AM mira Senado ou Câmara

Ao falar sobre o Amazonas, Zé Ricardo destacou que o PT pretende voltar a ocupar espaço relevante no Congresso Nacional nas eleições de 2026. Segundo ele, o nome de Marcelo Ramos está colocado para o Senado, mas também existe pressão para que o próprio Zé Ricardo entre na disputa, seja pelo Senado ou pela Câmara dos Deputados.

“Tem gente que defende o meu nome também. A nível nacional, querem que eu pense bem sobre ser candidato a deputado federal, porque a bancada está muito reduzida. O Lula tem 150 e poucos parlamentares no campo da esquerda, então reforçar esse bloco é fundamental”, explicou.

No cenário local, Zé Ricardo também comentou que o pré-candidato ao Governo, Omar Aziz (PSD), atualmente senador, pode deixar a vaga no Senado caso vença a disputa ao governo em 2026.

Com isso, sua primeira suplente assumiria a cadeira, o que, para ele, pode ser uma oportunidade para a esquerda tentar se reposicionar.

Veja a fala de Zé Ricardo: