Em entrevista na manhã desta quinta-feira (10/4), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) respondeu aos questionamentos do Portal A Crítica, sobre Lula, Bolsonaro, David Almeida e Alfredo Nascimento.
Na coluna Sim & Não, Lima foi indagado a escolher personalidades da política para ‘subir’ ou ‘descer’ no seu conceito atual.
Com a polarização de direita e esquerda, o governador decidiu ‘descer’ o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por questões de economia e, ‘subir’ Bolsonaro (PL) ao entender que o ex-presidente é alinhado com os valores do conservadorismo.
“Lula desce, porque a economia não vai bem. A gente precisa voltar ao trilho e, o investidor precisa ter confiança no Brasil, assim como o investidor da economia informal”.
“Bolsonaro sobe porque é o político que mais conecta com os anseios da população. Nós temos uma população conservadora, tradicional, muito arregada aos valores cristãos. Hoje nenhum político consegue agregar tanta força e mobilização quanto o presidente Bolsonaro”, declarou o governador.
Com relacionamento abalado e distanciados desde as eleições do ano passado, Wilson Lima e David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, estão tentando uma aproximação. Na declaração de Lima, o prefeito está ‘subindo’ no seu conceito.
“Ele está no processo de subir. A prefeitura tem entendido a importância que tem o Governo do Estado, principalmente na questão da saúde. Hoje o estado engloba 85% dessas responsabilidades, a questão do passe livre estudantil, a questão da educação. Porque se a prefeitura não entregar um aluno preparado dificilmente eu vou conseguir fazer uma entrega seja no ensino fundamental, seja na universidade”, declarou Wilson.
Leia mais
Aval para o Senado: Wilson Lima e Alberto Neto disputam apoio de Jair Bolsonaro
A convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (PL) e de Bolsonaro, o governador Wilson Lima esteve na manifestação pró-anistia na Avenida Paulista no último domingo (6/4). Isso demonstra a aproximação de Wilson com o PL, assim como no nosso estado. Lima disse ‘sobe’ para o nome do presidente do Partido Liberal no Amazonas, Alfredo Nascimento.
“Sobe, porque o Alfredo é alguém que eu tenho uma relação muito importante e o Alfredo tem um histórico na política já foi prefeito, principalmente na estratégia da saúde da família e, hoje é presidente aqui do PL que é o maior partido do Brasil”.
Sobre eleições de 2026, o governador preferiu deixar para o próximo ano a confirmação se será candidato ao Senado e afirmou que ”qualquer coisa que se ouve falar disso não passa de especulação”.
“Eu ainda não tomei nenhuma decisão sobre isso. Porque ainda está um pouco longe para tomar essas decisões. Qualquer coisa que se ouve falar disso é não passa especulação. A gente sabe quando você é candidato é quando você vai lá e registar seu nome lá no TRE aí que você é candidato. Essa questão não depende só de mim, ninguém é candidato por se só. Eu entendo hoje com muita clareza o que isso significa, isso depende de uma conversa com o grupo na qual eu faço parte mas também depende principalmente daquele que me colocou na condição de governador (eleitor), é esse que vai decidir de qual vai ser o meu destino a partir de 2027”, finalizou Wilson Lima.