• Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar
Buscar

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

  • Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

  • Amazonas
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Colunistas
  • Esportes
  • Brasil
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Lifestyle e Bem Estar
InícioPolítica

Entrevista especial com Gilmar Nascimento: trajetória política, críticas à CPI e obras no CSU do Parque 10

Política
(Foto: ascom/Gilmar Nascimento)
Compartilhado
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
    10 de maio de 2025 às 08:00

    Gilmar Nascimento, vereador do Avante, com o maior números de mandatos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), é o convidado para reportagem especial da Rede Onda Digital com personalidades do Amazonas.

    Na entrevista conduzida pelo jornalista Lucas Thiago, o parlamentar traçou um panorama sobre os rumos da gestão do prefeito David Almeida (Avante) e os desafios da capital amazonense.

    Nascimento revelou ainda a disposição em considerar uma futura candidatura à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), além de criticar a possibilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) se desenvolver na Casa Legislativa.

    Biografia de Gilmar Nascimento

    Gilmar Nascimento é advogado, possui especialização em Direito Penal e Processo Penal, com grande conhecimento também nas áreas de Direito Constitucional, Político e Administrativo.

    Possui formação na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), além de ser formado em Coaching Integral Sistêmico pela FEBRACIS, a maior Escola de Negócios da América Latina. É professor universitário e foi Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (SEMAD), unidade gestora da Prefeitura de Manaus.

    Durante a sua carreira política, o vereador desempenhou funções importantes na Câmara Municipal de Manaus, entre elas, líder do Governo, 1º vice-presidente, corregedor, além de presidente de várias Comissões.

    No biênio 2023-2024 foi presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, período em que liderou a análise de aproximadamente 800 proposituras, destravando projetos importantes que beneficiam toda a população. Autor de leis de grande relevância para a população manauara, Gilmar é um dos vereadores mais experientes de Manaus.

    Atualmente, o vereador Gilmar Nascimento integra o partido Avante e cumpre o seu 7º mandato, sendo reeleito no ano de 2024 com 8.847 votos. No biênio 2025-2026 integra a nova Mesa Diretora, ocupando o cargo de Corregedor-Geral. Além disso, foi votado com unanimidade para exercer a função de presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e de presidente da Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis.

    Também é membro titular da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana. O compromisso com a cidade de Manaus é uma característica notável da sua trajetória como vereador. É casado, pai de quatro filhos e caminha com a família nos princípios e valores cristãos.


    Leia mais:

    Entrevista Especial: “Não assinei e nem assinarei”, declara Marco Castilhos sobre a nova CPI dos empréstimos da CMM

    Entrevista com Fernando Vieira: “decreto emergencial encerra nesta semana com a entrega de 400 casas”, declara o prefeito de Presidente Figueiredo


    Leia a íntegra da entrevista com Gilmar Nascimento

    Rede Onda Digital – Conte qual a sensação e primeiros pensamentos ao receber a notícia de ser reeleito com quase nove mil votos nas eleições de 2024.

    Gilmar Nascimento – Primeiro pensamento foi “Deus é poderoso” e o sentimento de que vale a pena cumprir nossa missão com determinação e responsabilidade. O Povo reconhece quem trabalha sério.

    Rede Onda Digital –  Diga um projeto de lei de sua autoria ou que pretende apresentar que seja seu favorito?

    GN: Tenho vários projetos tramitando com objetivo de promover a acessibilidade das pessoas com transtornos mentais (TDAH, TDI, TDO, depressão, síndrome do pânico) porém estou trabalhando também priorizando uma política para desenvolvimento sustentável e o meio ambiente, criando na cidade de Manaus o outubro urbano que busca, através de debates entre entes do governo, com a iniciativa privada, as universidades e a população para apresentar uma carta de intenções para o desenvolvimento sustentável de Manaus para os próximos cinco anos. Veja PL 419/2024.

    Rede Onda Digital – O Castelo Branco, conjunto do bairro Parque 10 onde o senhor têm maior atuação e no qual é morador, completou aniversário nesta semana. O que o Parque 10 e seus conjuntos significam para Gilmar Nascimento?

    Gilmar Nascimento – O bairro Parque Dez é minha vida. Cenário onde vivi os melhores momentos desde criança, adolescente, minha juventude até os dias atuais. Local inigualável para se viver. Lugar onde plantei sementes boas motivo pelo qual colho o melhor. Ninho dos meus melhores amigos. Local onde os meus filhos nasceram. Mesmo que no início tenha faltado muitos equipamentos públicos Deus foi generoso e nos contemplou com um ambiente natural perfeito com mata nativa e igarapés históricos para mim e muitos da minha geração. Hoje busco resgatar tudo isso para todos.

    Rede Onda Digital –  A reforma completa do CSU do Pq 10 tem uma previsão e data certa para ser concretizada?

    Gilmar Nascimento – Já fiz muito pelo CSU. Registre-se que desde 2000 todas as reformas foram produtos de ofício e indicação de minha autoria. Tenho disponibilizado minha emendas para reformas e transformações ao longo dos mandatos.
    Este local tem um significado importante pra mim pois ele foi, é, e sempre será, o palco dos grandes momentos do esporte, lazer, cultura e folclore. Consegui mais uma vez a reforma e iniciamos mesmo com a crise que a Prefeitura passou no ano passado tendo em vista a demora para liberação da autorização legislativa para o empréstimo em 2024, tendo iniciado esse processo no final de 2023 e só conseguimos já no final de 2024, devido a politicagem, e, devido a isso, muitas obras sofreram descontinuidade, e o CSU é exemplo disso. Recuperamos o piso das quadras, da piscina, do anfiteatro, da academia etc., melhoramos o campo de futebol, recuperamos as grades derrubadas por veículos desgovernados na avenida Maneca Marques. Já tive reuniões com Prefeito David Almeida e com Vice-Prefeito Renato. O Projeto da reforma está na Seminf e estou trabalhando para que, a qualquer momento, a obra se inicie. Eu não desisto nunca.

    Rede Onda Digital – Vai ter o Festival Folclórico do CSU neste ano?

    Gilmar Nascimento – Sim. Vamos resgatar o Festival Folclore mais uma vez como sempre fizemos. Resgatamos em 1999 e em outras ocasiões.
    Agora vamos fazer acontecer novamente e será a 43 versão.
    Antes eu tinha tempo para ficar à frente mas, o função de vereador, me consome muito, mas, esse ano, é minha prioridade trazer o Festival de volta. Muitos moradores, líderes e microempreendedores me pediram ajuda e vamos atender. Eu sei da importância desse evento.

    O Festival gera entretenimento e renda para centenas de ambulantes, artesãos, músicos, folcloristas, cozinheiros (as) prestadores de serviços diversos mas, acima de tudo, a alegria para o povo e preserva a tradição cultural do folclore brasileiro. Nosso Festival é o maior e melhor do Amazonas e o de maior duração – são 30 dias ininterrupto de danças, cores, brilho e alegria.

    Rede Onda Digital – Sabemos que no Centro Social Urbano já aconteceu furtos a veículos e assaltos, além de moradores em situação de rua escolher o local para dormir. Existe algum pedido do vereador à Prefeitura de Manaus, para voltar o posto da Guarda Municipal, ficando assim com o contigente 24h no CSU?

    Gilmar Nascimento – O CSU não é diferente de outros locais em Manaus e em outras partes do Brasil. Ele recebe milhares de pessoas de toda Manaus e, isso atrai infratores, eu Gilmar Nascimento, já solicitei apoio tanto da Polícia Militar do 23 DP que trabalha na zona centro-sul, que sempre nos atendeu, como da Guarda Municipal. Temos essas duas instituições protegendo todos que lá se divertem, mas, em fevereiro tive uma reunião excelente com o secretário de segurança do município Alberto Siqueira, onde ficou acertado que em breve será implantado um Núcleo de Apoio da Guarda Municipal que funcionará permanentemente 24 horas dentro do CSU. Já consegui a liberação de salas no CSU para que isso aconteça. Estou trabalhando e já tenho o apoio do Prefeito. Logo vamos comemorar.

    Rede Onda Digital – Como estão os andamentos e trabalhos das comissões da qual vossa excelência preside e participa?

    GN: Presido a CCJR – Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Esta tem a missão precípua de fazer o controle preventivo de legalidade e Constitucionalidade de todas as projetos de leis que tramitam na Câmara. Estamos atualizados porque reunimos toda semana na quarta-feira e analisamos uma média de 35 projetos por semana.

    Rede Onda Digital –  O senhor como vice-líder do prefeito é bastante atuante. Existe alguma conversa ou convite de David Almeida ou do Avante para se tornar o líder na CMM?

    GN: Não existe isso. Acredito que estamos bem servido nessa função com o Vereador Eduardo Alfaia. Ele é companheiro e tem um bom relacionamento com todos os nossos pares. Somos um colegiado de líderes e cada um faz sua missão de forma brilhante e com respeito a todos.

    Isso é democracia. A liderança tem a missão de facilitar a comunicação com o
    executivo e esclarecer a narrativa da oposição quando excede ou trás equívocos. Buscamos o diálogo com respeito sem fugir do campo das ideias e sem se afastar da verdade. Acredito que juntos temos demonstrado que a gestão do Prefeito David Almeida faz bem pra Manaus porque temos números positivos de crescimento que nunca se viu antes.

    Rede Onda Digital –  O senhor aceitou o pedido de cassação dos vereadores Rosses e Salazar por suposta quebra de decoro em uma feira da cidade. Gilmar Nascimento luta por essa cassação dos vereadores, qual a sua opinião?

    Gilmar Nascimento – Sou Corregedor Geral da Câmara. Não existe nenhum processo de cassação tramitando na Corregedoria e nem na Comissão de Ética. Na realidade eu recebi uma comissão de diretores de feiras e feirantes que buscavam orientação para protocolar uma denúncia contra os colegas. Não tenho conhecimento sobre qual procedimento será dado.

    O Presidente deverá analisar com apoio da Procuradoria e, se ele achar, depois do parecer do procurador da CMM, de ouvir a CCJR ou a Corregedoria, analisaremos de forma técnica e sem tempero político. Penso que a cassação é medida excepcional, pois a vontade popular lastreia o mandato e, devido a isso, a legislação deve ser interpretada de forma restritiva. O caso requer cautela e eu não conheço ainda os elementos e lastro probatório da denúncia.

    Rede Onda Digital –  A CPI do Empréstimo não foi a diante. Mas caso seja comprovado ou tenha alguma dúvida nos empréstimos da Prefeitura, o senhor assinaria a CPI, sabendo que a Comissão seria um instrumento de investigação e esclarecimento para a sociedade sobre o dinheiro público?

    Gilmar Nascimento – É importante esclarecer para todos que para se fazer uma CPI não basta 14 assinaturas dos vereadores. É preciso ter fato determinado e é aqui que muitos não entendem. Um vereador faz um requerimento e diz: “… CPI para investigar isso ou aquilo” esse isso ou aqui deve ser um fato determinado e esse fato precisa ser tipificado como CRIME objetivamente e subjetivamente.

    Precisa ter indício suficiente de autoria e materialidade com lastro probatório que justifique (justa causa). Não pode ser algo imaginário, genérico, indeterminado. O STF tem posicionamento claro sobre isso. Eu tenho me comportado de forma técnica e sempre serei assim. Não estou atrás de curtidas nas redes sociais nem flash muito menos de fazer teatro. Quem me conhece sabe como eu sou. Defendo o que acredito. A Constituição Brasileira fundamenta bem uma CPI, os demais diplomas como LOMAN repetem o que a Constituição normatiza. Não precisa inventar nada.

    A Câmara fiscaliza o Executivo e alguns objetos de requerimento são de competência de outras comissões e não da Comissão Parlamentar de Inquérito que só ocorre excepcionalmente porque abre uma cortina para a Câmara investigar e ter poderes comparado ao dos magistrados mas sempre de forma excepcional.
    Logo uma CPI não é brincadeira é coisa séria e até agora o objeto que vi não se reveste de fato determinado. É inconstitucional.

    Rede Onda Digital –  Gilmar Nascimento é candidato para deputado estadual nas eleições do ano que vem?

    Gilmar Nascimento -Se o Partido e o povo achar interessante serei. Ninguém é candidato apenas por vontade própria.

    Rede Onda Digital –  Em 2026, Gilmar Nascimento vai apoiar Omar para o governo e Eduardo Braga para o Senado?

    Gilmar Nascimento – Vejo o Senador Eduardo Braga trabalhando muito pelo Amazonas como eu nunca vi antes. O Senador Omar também tem feito muito pelo Amazonas e por Manaus. Além disso, esses cargos exigem muito conhecimento e experiência e, nesse aspecto, ambos tem de sobra. Não podemos fazer experiência e colocar em risco a vida de milhares de pessoas. Quatro anos é muito tempo para fazer laboratório ou fazer o nosso povo de cobaia. Lembra da COvid 19 onde muitos morreram sem oxigênio. Eu não consigo me esquecer desse episódio. Se a eleição fosse hoje ambos teriam o meu apoio sim embora nenhuma deles tenha conversado comigo.

    Rede Onda Digital –  Gilmar Nascimento fora da política realiza quais atividades?

    Gilmar Nascimento – Sou Advogado Criminalista e Professor universitário. Amo o que faço e tudo que me proponho fazer faço com amor e determinação para não decepcionar ninguém.

    - Publicidade -
    Youtube - Rede Onda Digital

    Gilmar Nascimento, vereador do Avante, com o maior números de mandatos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), é o convidado para reportagem especial da Rede Onda Digital com personalidades do Amazonas.

    Na entrevista conduzida pelo jornalista Lucas Thiago, o parlamentar traçou um panorama sobre os rumos da gestão do prefeito David Almeida (Avante) e os desafios da capital amazonense.

    Nascimento revelou ainda a disposição em considerar uma futura candidatura à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), além de criticar a possibilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) se desenvolver na Casa Legislativa.

    Biografia de Gilmar Nascimento

    Gilmar Nascimento é advogado, possui especialização em Direito Penal e Processo Penal, com grande conhecimento também nas áreas de Direito Constitucional, Político e Administrativo.

    Possui formação na Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), além de ser formado em Coaching Integral Sistêmico pela FEBRACIS, a maior Escola de Negócios da América Latina. É professor universitário e foi Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (SEMAD), unidade gestora da Prefeitura de Manaus.

    Durante a sua carreira política, o vereador desempenhou funções importantes na Câmara Municipal de Manaus, entre elas, líder do Governo, 1º vice-presidente, corregedor, além de presidente de várias Comissões.

    No biênio 2023-2024 foi presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, período em que liderou a análise de aproximadamente 800 proposituras, destravando projetos importantes que beneficiam toda a população. Autor de leis de grande relevância para a população manauara, Gilmar é um dos vereadores mais experientes de Manaus.

    Atualmente, o vereador Gilmar Nascimento integra o partido Avante e cumpre o seu 7º mandato, sendo reeleito no ano de 2024 com 8.847 votos. No biênio 2025-2026 integra a nova Mesa Diretora, ocupando o cargo de Corregedor-Geral. Além disso, foi votado com unanimidade para exercer a função de presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e de presidente da Comissão de Implementação e Acompanhamento de Leis.

    Também é membro titular da Comissão de Habitação e Regularização Fundiária Urbana. O compromisso com a cidade de Manaus é uma característica notável da sua trajetória como vereador. É casado, pai de quatro filhos e caminha com a família nos princípios e valores cristãos.


    Leia mais:

    Entrevista Especial: “Não assinei e nem assinarei”, declara Marco Castilhos sobre a nova CPI dos empréstimos da CMM

    Entrevista com Fernando Vieira: “decreto emergencial encerra nesta semana com a entrega de 400 casas”, declara o prefeito de Presidente Figueiredo


    Leia a íntegra da entrevista com Gilmar Nascimento

    Rede Onda Digital – Conte qual a sensação e primeiros pensamentos ao receber a notícia de ser reeleito com quase nove mil votos nas eleições de 2024.

    Gilmar Nascimento – Primeiro pensamento foi “Deus é poderoso” e o sentimento de que vale a pena cumprir nossa missão com determinação e responsabilidade. O Povo reconhece quem trabalha sério.

    Rede Onda Digital –  Diga um projeto de lei de sua autoria ou que pretende apresentar que seja seu favorito?

    GN: Tenho vários projetos tramitando com objetivo de promover a acessibilidade das pessoas com transtornos mentais (TDAH, TDI, TDO, depressão, síndrome do pânico) porém estou trabalhando também priorizando uma política para desenvolvimento sustentável e o meio ambiente, criando na cidade de Manaus o outubro urbano que busca, através de debates entre entes do governo, com a iniciativa privada, as universidades e a população para apresentar uma carta de intenções para o desenvolvimento sustentável de Manaus para os próximos cinco anos. Veja PL 419/2024.

    Rede Onda Digital – O Castelo Branco, conjunto do bairro Parque 10 onde o senhor têm maior atuação e no qual é morador, completou aniversário nesta semana. O que o Parque 10 e seus conjuntos significam para Gilmar Nascimento?

    Gilmar Nascimento – O bairro Parque Dez é minha vida. Cenário onde vivi os melhores momentos desde criança, adolescente, minha juventude até os dias atuais. Local inigualável para se viver. Lugar onde plantei sementes boas motivo pelo qual colho o melhor. Ninho dos meus melhores amigos. Local onde os meus filhos nasceram. Mesmo que no início tenha faltado muitos equipamentos públicos Deus foi generoso e nos contemplou com um ambiente natural perfeito com mata nativa e igarapés históricos para mim e muitos da minha geração. Hoje busco resgatar tudo isso para todos.

    Rede Onda Digital –  A reforma completa do CSU do Pq 10 tem uma previsão e data certa para ser concretizada?

    Gilmar Nascimento – Já fiz muito pelo CSU. Registre-se que desde 2000 todas as reformas foram produtos de ofício e indicação de minha autoria. Tenho disponibilizado minha emendas para reformas e transformações ao longo dos mandatos.
    Este local tem um significado importante pra mim pois ele foi, é, e sempre será, o palco dos grandes momentos do esporte, lazer, cultura e folclore. Consegui mais uma vez a reforma e iniciamos mesmo com a crise que a Prefeitura passou no ano passado tendo em vista a demora para liberação da autorização legislativa para o empréstimo em 2024, tendo iniciado esse processo no final de 2023 e só conseguimos já no final de 2024, devido a politicagem, e, devido a isso, muitas obras sofreram descontinuidade, e o CSU é exemplo disso. Recuperamos o piso das quadras, da piscina, do anfiteatro, da academia etc., melhoramos o campo de futebol, recuperamos as grades derrubadas por veículos desgovernados na avenida Maneca Marques. Já tive reuniões com Prefeito David Almeida e com Vice-Prefeito Renato. O Projeto da reforma está na Seminf e estou trabalhando para que, a qualquer momento, a obra se inicie. Eu não desisto nunca.

    Rede Onda Digital – Vai ter o Festival Folclórico do CSU neste ano?

    Gilmar Nascimento – Sim. Vamos resgatar o Festival Folclore mais uma vez como sempre fizemos. Resgatamos em 1999 e em outras ocasiões.
    Agora vamos fazer acontecer novamente e será a 43 versão.
    Antes eu tinha tempo para ficar à frente mas, o função de vereador, me consome muito, mas, esse ano, é minha prioridade trazer o Festival de volta. Muitos moradores, líderes e microempreendedores me pediram ajuda e vamos atender. Eu sei da importância desse evento.

    O Festival gera entretenimento e renda para centenas de ambulantes, artesãos, músicos, folcloristas, cozinheiros (as) prestadores de serviços diversos mas, acima de tudo, a alegria para o povo e preserva a tradição cultural do folclore brasileiro. Nosso Festival é o maior e melhor do Amazonas e o de maior duração – são 30 dias ininterrupto de danças, cores, brilho e alegria.

    Rede Onda Digital – Sabemos que no Centro Social Urbano já aconteceu furtos a veículos e assaltos, além de moradores em situação de rua escolher o local para dormir. Existe algum pedido do vereador à Prefeitura de Manaus, para voltar o posto da Guarda Municipal, ficando assim com o contigente 24h no CSU?

    Gilmar Nascimento – O CSU não é diferente de outros locais em Manaus e em outras partes do Brasil. Ele recebe milhares de pessoas de toda Manaus e, isso atrai infratores, eu Gilmar Nascimento, já solicitei apoio tanto da Polícia Militar do 23 DP que trabalha na zona centro-sul, que sempre nos atendeu, como da Guarda Municipal. Temos essas duas instituições protegendo todos que lá se divertem, mas, em fevereiro tive uma reunião excelente com o secretário de segurança do município Alberto Siqueira, onde ficou acertado que em breve será implantado um Núcleo de Apoio da Guarda Municipal que funcionará permanentemente 24 horas dentro do CSU. Já consegui a liberação de salas no CSU para que isso aconteça. Estou trabalhando e já tenho o apoio do Prefeito. Logo vamos comemorar.

    Rede Onda Digital – Como estão os andamentos e trabalhos das comissões da qual vossa excelência preside e participa?

    GN: Presido a CCJR – Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Esta tem a missão precípua de fazer o controle preventivo de legalidade e Constitucionalidade de todas as projetos de leis que tramitam na Câmara. Estamos atualizados porque reunimos toda semana na quarta-feira e analisamos uma média de 35 projetos por semana.

    Rede Onda Digital –  O senhor como vice-líder do prefeito é bastante atuante. Existe alguma conversa ou convite de David Almeida ou do Avante para se tornar o líder na CMM?

    GN: Não existe isso. Acredito que estamos bem servido nessa função com o Vereador Eduardo Alfaia. Ele é companheiro e tem um bom relacionamento com todos os nossos pares. Somos um colegiado de líderes e cada um faz sua missão de forma brilhante e com respeito a todos.

    Isso é democracia. A liderança tem a missão de facilitar a comunicação com o
    executivo e esclarecer a narrativa da oposição quando excede ou trás equívocos. Buscamos o diálogo com respeito sem fugir do campo das ideias e sem se afastar da verdade. Acredito que juntos temos demonstrado que a gestão do Prefeito David Almeida faz bem pra Manaus porque temos números positivos de crescimento que nunca se viu antes.

    Rede Onda Digital –  O senhor aceitou o pedido de cassação dos vereadores Rosses e Salazar por suposta quebra de decoro em uma feira da cidade. Gilmar Nascimento luta por essa cassação dos vereadores, qual a sua opinião?

    Gilmar Nascimento – Sou Corregedor Geral da Câmara. Não existe nenhum processo de cassação tramitando na Corregedoria e nem na Comissão de Ética. Na realidade eu recebi uma comissão de diretores de feiras e feirantes que buscavam orientação para protocolar uma denúncia contra os colegas. Não tenho conhecimento sobre qual procedimento será dado.

    O Presidente deverá analisar com apoio da Procuradoria e, se ele achar, depois do parecer do procurador da CMM, de ouvir a CCJR ou a Corregedoria, analisaremos de forma técnica e sem tempero político. Penso que a cassação é medida excepcional, pois a vontade popular lastreia o mandato e, devido a isso, a legislação deve ser interpretada de forma restritiva. O caso requer cautela e eu não conheço ainda os elementos e lastro probatório da denúncia.

    Rede Onda Digital –  A CPI do Empréstimo não foi a diante. Mas caso seja comprovado ou tenha alguma dúvida nos empréstimos da Prefeitura, o senhor assinaria a CPI, sabendo que a Comissão seria um instrumento de investigação e esclarecimento para a sociedade sobre o dinheiro público?

    Gilmar Nascimento – É importante esclarecer para todos que para se fazer uma CPI não basta 14 assinaturas dos vereadores. É preciso ter fato determinado e é aqui que muitos não entendem. Um vereador faz um requerimento e diz: “… CPI para investigar isso ou aquilo” esse isso ou aqui deve ser um fato determinado e esse fato precisa ser tipificado como CRIME objetivamente e subjetivamente.

    Precisa ter indício suficiente de autoria e materialidade com lastro probatório que justifique (justa causa). Não pode ser algo imaginário, genérico, indeterminado. O STF tem posicionamento claro sobre isso. Eu tenho me comportado de forma técnica e sempre serei assim. Não estou atrás de curtidas nas redes sociais nem flash muito menos de fazer teatro. Quem me conhece sabe como eu sou. Defendo o que acredito. A Constituição Brasileira fundamenta bem uma CPI, os demais diplomas como LOMAN repetem o que a Constituição normatiza. Não precisa inventar nada.

    A Câmara fiscaliza o Executivo e alguns objetos de requerimento são de competência de outras comissões e não da Comissão Parlamentar de Inquérito que só ocorre excepcionalmente porque abre uma cortina para a Câmara investigar e ter poderes comparado ao dos magistrados mas sempre de forma excepcional.
    Logo uma CPI não é brincadeira é coisa séria e até agora o objeto que vi não se reveste de fato determinado. É inconstitucional.

    Rede Onda Digital –  Gilmar Nascimento é candidato para deputado estadual nas eleições do ano que vem?

    Gilmar Nascimento -Se o Partido e o povo achar interessante serei. Ninguém é candidato apenas por vontade própria.

    Rede Onda Digital –  Em 2026, Gilmar Nascimento vai apoiar Omar para o governo e Eduardo Braga para o Senado?

    Gilmar Nascimento – Vejo o Senador Eduardo Braga trabalhando muito pelo Amazonas como eu nunca vi antes. O Senador Omar também tem feito muito pelo Amazonas e por Manaus. Além disso, esses cargos exigem muito conhecimento e experiência e, nesse aspecto, ambos tem de sobra. Não podemos fazer experiência e colocar em risco a vida de milhares de pessoas. Quatro anos é muito tempo para fazer laboratório ou fazer o nosso povo de cobaia. Lembra da COvid 19 onde muitos morreram sem oxigênio. Eu não consigo me esquecer desse episódio. Se a eleição fosse hoje ambos teriam o meu apoio sim embora nenhuma deles tenha conversado comigo.

    Rede Onda Digital –  Gilmar Nascimento fora da política realiza quais atividades?

    Gilmar Nascimento – Sou Advogado Criminalista e Professor universitário. Amo o que faço e tudo que me proponho fazer faço com amor e determinação para não decepcionar ninguém.

    - Publicidade -
    Canal do Whatsapp

    Cadastre-se

    Temas:
    CPI dos EmpréstimosEntrevistaGilmar NascimentoPolítica
    Lucas Thiago
    Lucas Thiago
    [wpdevart_facebook_comment order_type="social" title_text_color="#000000" title_text_font_size="18" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#d4d4d4" animation_effect="random" count_of_comments="2" ]

    Mais lidas

    Política

    Vereadores de Várzea Grande querem proibir gravações com celulares durante sessões

    10 de maio de 2025 às 10:04
    Os vereadores Câmara Municipal de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, devem votar na próxima terça-feira (13/5), um projeto de resolução que propõe o...
    Destaque

    Deputados ganham uma semana de folga com projetos aprovados

    10 de maio de 2025 às 08:03
    A Câmara dos Deputados terá uma semana de "recesso branco", sem sessões deliberativas. Nesse período, o plenário realizará sessões solenes, como as de homenagem...
    - Publicidade -
    UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
    Destaque

    Ministro chama Bolsonaro de “capiroto” em crítica à distribuição de emendas

    10 de maio de 2025 às 07:42
    O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), referiu-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como "capiroto" durante café da manhã com...
    Política

    Plínio Valério leva invertida de Marcelo Ramos ao falar de Zona Franca: “Como ele diz, não entende po**@ nenhuma de ZFM”

    9 de maio de 2025 às 20:24
    O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), criticou nesta sexta-feira (9/5) o pronunciamento do senador do Amazonas, Plínio Valério (PSDB), sobre a defesa que o...
    - Publicidade -
    Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
    Política

    Plínio Valério defende a redistribuição de vagas na Câmara Federal

    9 de maio de 2025 às 19:05
    A possibilidade de aumento no número de deputados federais representando o Amazonas na Câmara dos Deputados, aumenta a força da bancada do Amazonas em...
    Política

    STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a perda de mandato e 10 anos de prisão

    9 de maio de 2025 às 18:08
    A maioria da primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti...
    - Publicidade -
    ICBEU - Art School
    - Publicidade -
    Rádio Onda Digital
    TV Onda Digital
    Rádio e TV Onda Digital
    Leia também
    Política

    Vereadores de Várzea Grande querem proibir gravações com celulares durante sessões

    10 de maio de 2025 às 10:04
    Os vereadores Câmara Municipal de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, devem votar na próxima terça-feira (13/5), um projeto de resolução que propõe o...
    Destaque

    Deputados ganham uma semana de folga com projetos aprovados

    10 de maio de 2025 às 08:03
    A Câmara dos Deputados terá uma semana de "recesso branco", sem sessões deliberativas. Nesse período, o plenário realizará sessões solenes, como as de homenagem...
    Destaque

    Ministro chama Bolsonaro de “capiroto” em crítica à distribuição de emendas

    10 de maio de 2025 às 07:42
    O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), referiu-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como "capiroto" durante café da manhã com...
    Política

    Plínio Valério leva invertida de Marcelo Ramos ao falar de Zona Franca: “Como ele diz, não entende po**@ nenhuma de ZFM”

    9 de maio de 2025 às 20:24
    O ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), criticou nesta sexta-feira (9/5) o pronunciamento do senador do Amazonas, Plínio Valério (PSDB), sobre a defesa que o...
    Política

    Plínio Valério defende a redistribuição de vagas na Câmara Federal

    9 de maio de 2025 às 19:05
    A possibilidade de aumento no número de deputados federais representando o Amazonas na Câmara dos Deputados, aumenta a força da bancada do Amazonas em...
    Política

    STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a perda de mandato e 10 anos de prisão

    9 de maio de 2025 às 18:08
    A maioria da primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e do hacker Walter Delgatti...
    Fale através do email
    jornalismo@redeondadigital.com.br
    Editorias
    • Amazonas
    • Política
    • Economia
    • Polícia
    • Colunistas
    • Esportes
    • Brasil
    • Mundo
    • Entretenimento
    • Lifestyle e Bem Estar
    Rede Onda Digital
    • Disque Denúncia
    • Grupos de Whatsapp
    • Política de Privacidade
    Nas Redes
    Facebook
    Instagram
    Twitter
    Threads
    Youtube
    © Copyright Rede Onda Digital 2025
    plugins premium WordPress