Amom Mandel evita citar nomes que vai apoiar para governo do AM e prefere ‘focar no mandato’

Em entrevista à Rede Onda Digital, nesta quarta-feira (18/02), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) comentou o cenário político para as eleições de 2026 no Amazonas e disse que, independentemente das definições, seu foco está na articulação partidária e na formação de novas lideranças.
Questionado sobre a possibilidade de o Estado ter nomes fortes na disputa, como dos pré-candidatos confirmados Omar Aziz (PSD) e Maria do Carmo (PL), e dos nomes ventilados neste cenário: prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e o vice-governador Tadeu de Souza (PP), o parlamentar evitou comentar sobre apoios e preferiu citar o foco nas articulações do próprio mandato.
“Olha, eu não sei o que vai acontecer nas eleições em 2026, mas o que eu sei é que, independentemente do que acontecer, o meu foco vai ser partidariamente em ter cada vez mais espaço na Câmara dos Deputados, em ter cada vez mais espaço aqui no Amazonas para a formação de lideranças, e para isso eu estou articulando todos os partidos em todo o espectro político, como eu já falei nas outras entrevistas, inclusive aqui na Rede Onda Digital”, declarou o deputado federal.
Veja:
Até o momento, dois nomes são confirmados como pré-candidatos ao Governo do Estado: o senador Omar Aziz e a empresária Maria do Carmo.
O prefeito de Manaus, David Almeida, também é citado por aliados como um nome forte para a disputa, apesar de nunca ter afirmado isso publicamente. O presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, afirmou que a decisão depende do próprio gestor, mas declarou apoio à eventual candidatura durante evento em empossou Sabá Reis como presidente estadual do PDT-AM.
“Na minha opinião, o meu desejo é que seja candidato a governador. Ainda não é hora de ele tomar essa decisão. Mas eu acho que isso é um favor que o Estado do Amazonas tem para a mudança, para revolucionar a gestão, para fazer uma gestão como ele faz da prefeitura, transformadora. É o meu desejo, mas depende dele querer”, frisou à Rede Onda Digital sobre o desejo de ter David Almeida como governador.
Saiba mais:
Barcelos e Coari recebem Força Nacional em operação contra narcotráfico e crimes ambientais
O presidente nacional do Avante, Luís Tibé, também comentou o tema e reforçou que o partido discute o projeto político, mas que a decisão final será de Almeida. “É a decisão dele. O Avante quer quem seja e está construindo o ambiente para dar todo o suporte que ele precisar”, declarou.
No cenário municipal, o líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, o vereador Eduardo Alfaia (Avante), afirmou durante evento religioso nesta semana, que o vice-prefeito Renato Junior deve assumir a prefeitura em março.
“Aprouve a Deus me dar a oportunidade de estar exercendo uma função pública ao seu lado e ao lado do prefeito David Almeida. Quero te pedir para vir aqui na frente, nosso vice-prefeito Renato Junior. Ele é vice até 30 de março irmãos. Dia 30 de março ele passa a ser prefeito de Manaus se Deus quiser”, afirmou Alfaia.
Outro nome ventilado para a disputa é o do vice-governador Tadeu de Souza. Em live nas redes sociais, David Almeida afirmou que orientou o aliado a seguir um caminho político que viabilize o projeto eleitoral. “Ele quer ser governador e eu disse: o que eu pude fazer por você, eu fiz. Te nomeei procurador-geral do Estado, te nomeei chefe da Casa Civil da Prefeitura, te escolhi para ser vice-governador. Só que eu não tenho como te fazer governador”, declarou.





