O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou nesta quinta-feira (12) que o país terá eleições limpas e que “ninguém e nada interferirá” na Justiça Eleitoral. O ministro deu a declaração durante visita à sala do tribunal onde estão sendo realizados testes de segurança nas urnas eletrônicas.
“País e sociedade agradecem. Vamos ter dia 2 de outubro, o Brasil terá eleições limpas, seguras, com paz e segurança. Ninguém e nada interferirá na Justiça Eleitoral. Não admitimos qualquer circunstância que impeça o brasileiro de se manifestar“, declarou Fachin.
“Quem vai ganhar as eleições é a democracia. Nós vamos diplomar os eleitos e isso certamente acontecerá. Há muito barulho mas esse tribunal opera com racionalidade técnica”, finalizou.
Leia mais:
O objetivo da atual fase de testes busca corrigir falhas encontradas na etapa de novembro. O tribunal ressaltou que, no entanto, os erros não são graves a ponto de comprometer a legitimidade da contagem de votos.
Especialistas em tecnologia da informação trabalham nos testes, fazendo tentativas de acessar o sistema das urnas, a fim de identificar possíveis falhas de segurança. De acordo com o tribunal, foram encontradas cinco falhas. Agora, o objetivo é mostrar que essas vulnerabilidades foram resolvidas.
Via g1