As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Eduardo Leite entra com representação contra Jean Wyllys por homofobia

20/07/23 às 17:41h
Eduardo Leite entra com representação contra Jean Wyllys por homofobia

Nesta quinta-feira, 20, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), entrou com uma representação no Ministério Público contra o ex-deputado federal Jean Wyllys por homofobia.

O pedido foi motivado pela discussão no Twitter ocorrida entre eles no último dia 15. Wyllys chamou o governador gaúcho de “gay com homofobia internalizada” após Leite anunciar que ele manteria o sistema de ensino cívico-militar no Rio Grande do Sul, contrariando o Ministério da Educação.

Wyllys escreveu o seguinte no Twitter:

“Que governadores héteros de direita e extrema-direita fizessem isso já era esperado. Ma de um gay…? Se bem que gays com homofobia internalizada, em geral, desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então… Tá feio, bee!”.


Leia mais:

Eduardo Leite e Jean Wyllys ‘trocam farpas’ nas redes sociais por motivo inusitado

Morre ex-deputado federal David Miranda, aos 37 anos


Leite respondeu, chamando a manifestação do deputado de “deprimente”.

Em sua representação, o governador diz que a postagem de Wyllys “desbordou” os limites da liberdade de expressão e “ofende o decoro e a dignidade de sua pessoa, mas também da função exercida pelo chefe do Poder Executivo estadual, pois a declaração pretende associar sua orientação sexual às decisões de governo”.

Wyllys deixou o Brasil no começo de 2019, nos primeiros meses do governo Jair Bolsonaro, por ter sofrido ameaças de morte. Ele voltou ao país no começo de julho.

Eduardo Leite entra com representação contra Jean Wyllys por homofobia - Rede Onda Digital