As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Eduardo Cunha pede suspensão de processos movidos por delação de doleiro

Eduardo Cunha pede suspensão de processos movidos por delação de doleiro

Defesa de Eduardo Cunha entrou com recurso no Supremo para tentar encerrar processo contra ex-deputado federal (Foto: Agência Câmara)

O ex-deputado federal Eduardo Cunha pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão dos processos e investigações contra ele com base na delação do doleiro Lúcio Funaro. Os advogados de Cunha pedem que a suspensão dure até a liberação do acesso à íntegra das conversas entre procuradores e autoridades divulgadas pela “Vaza Jato”.

O pedido foi feito com base na decisão do ministro Dias Toffoli que determinou o acesso à íntegra do material apreendido na “Operação Spoofing”, que apura a invasão do celular de autoridades.


Leia mais:

Atual cúpula da Abin sob ameaça: Lula avalia demissões após investigação da PF

Abin foi usada para monitorar promotora do caso Marielle, diz PF


A defesa de Cunha alega que a 10ª Vara Federal de Brasília descumpriu a decisão de Toffoli ao conceder apenas o acesso parcial ao material.

De acordo com os advogados, as conversas indicam que os procuradores da Lava Jato “sabiam da falta de credibilidade da palavra do delator e mesmo assim o utilizaram para atingir Eduardo Cunha com fatos criminosos falsos”.

“Com o acesso parcial às mensagens da Operação Spoofing foi possível identificar que o pivô da acusação contra Eduardo Cunha (o delator Lúcio Funaro) era famoso no MPF por “vender fumaça”, ou seja, produzir falsas acusações em grandes operações da PF”, diz a petição enviada ao Supremo.

 

*com informações do UOL.