Em 93 anos de instalação é a primeira vez que a chefia do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) é composto por duas mulheres. As desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge foram empossadas, respectivamente, presidente e vice-presidente da Corte eleitoral nesta sexta-feira (10/01).
Em seu discurso como presidente, a desembargadora Carla Reis destaca a participação feminina na Corte. “Pela primeira vez duas mulheres assumem simultaneamente a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas. Isso mostra que o poder judiciário do estado do Amazonas está deveras atento aos novos tempos e à participação feminina em cargos de direção do Poder Judiciário”, destacou.
Carla Reis sucede o desembargador João Simões, que ficou na presidência em mandato temporário de 8 meses. Carla Reis e Nélia Caminha Jorge estarão no comando do TRE-AM até 2027. Caberá a elas comandar o processo eleitoral de outubro do próximo ano, no qual serão definidos o novo presidente da República, governador, senadores e deputados estaduais e federais.
“As eleições são, sem dúvida, o maior evento da Justiça Eleitoral. É a festa da democracia. E aí precisamos que todos os esforços sejam voltados para a segurança e eficiência das nossas atividades. O cenário que se desenha é desafiador, pois seremos responsáveis por organizar e preparar as eleições vindouras do ano de 2026”, declarou a presidente.
Leia mais:
Ex-vereador Sassá é suspeito de apresentar certificado falso à Justiça Eleitoral
A magistrada ainda destaca o combate à fake News e a polarização na política. “Afirmo aos senhores que será com o máximo respeito e zelo às instituições democráticas, evitando e combatendo toda disseminação de ódio ou desinformação, assegurando o Estado Democrático de Direito, que muito tem sido ameaçado nos últimos anos pela polarização na política”, prometeu.
O desembargador João Simões, que deixa a presidência, destacou a participação em maioria feminina no Pleno eleitoral.
“Não é só o início de uma nova gestão, mas de uma nova era do Tribunal Regional, porque pela primeira vez teremos uma corte com a maioria sendo formada por mulheres. Eu quero dizer que as mulheres não estão sozinhas, os homens unidos com as mulheres farão essa corte muito maior ainda”, disse o desembargador.
O governador Wilson Lima (UB) afirmou que Carla Reis e Nélia Caminha chegaram a esse posto por competência.
“Hoje as senhoras estão aqui, porque é um marco importante, pela competência que cada uma tem, pela seriedade com que conduzem seus trabalhos. E estou aqui, também, para defender a independência, mas também a harmonia entre os poderes”, avaliou Wilson.