Cantaram a pedra: Deputados estaduais dizem ter sinalizado reforço policial para Envira

Foto: Reprodução
Após o incêndio em ônibus e troca de tiros entre criminosos e policiais, no município de Envira, interior do Amazonas, alguns deputados repercutiram o caso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (30/9). Em discurso, Delegado Péricles (PL) afirmou ter avisado de forma prévia sobre a possibilidade de ataques no local depois de receber denúncias de moradores sobre a crescente no número de crimes.
“Nas últimas semanas, sete pessoas morreram em Envira, algo que não é comum nos municípios do Amazonas. Uma onda de roubo e furto que acontece no município de Envira”, iniciou ele antes de relembrar o caso e afirmar que havia solicitado reforço de policiais semanas antes do ataque.
“Eu, há um mês, venho solicitando reforço policial e o que eles dizem é que a tropa está pronta mas não tem aeronave para enviar os policiais para Envira. E eu relatei que isso ia acontecer, e ontem aconteceu”, disse.
Quem também comentou sobre o tema foi o deputado Comandante Dan (Podemos) que se mostrou preocupado, afirmando que também havia sinalizado a importância de preparar a polícia local.
“Fizemos requerimento para poder recuperar as estruturas de segurança do município”, afirmou.
O parlamentar destacou a preocupação pelo fato de o crime ter ocorrido poucas horas depois da visita do senador Omar Aziz (PSD), que na ocasião anunciou a intenção de realizar um concurso para a Polícia Civil. Além dele, esteve na cidade o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participando de entregas.
“É um absurdo que um dia anterior e um dia após a presença de um ministro de estado no município de Envira, essas cenas sejam evidenciadas”, disse.
Leia também:
Detentos de Envira são transferidos para a Manaus devido superlotação
O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) também falou sobre o tema e repudiou o caso.
“Foi uma brutalidade aquilo que ocorreu, incendiando residências, o povo correndo pra rua, porque estavam passando por esse momento“, declarou ele.
Assista à fala dos parlamentares:
Relembre o caso
Uma frota de ônibus escolar da Prefeitura de Envira, no interior do Amazonas, foi incendiada por uma facção criminosa, nesta segunda-feira (29/09). O crime teria ocorrido em retaliação à morte de duas pessoas que teriam trocado tiros com a polícia após assalto a uma casa lotérica da cidade.
Os vídeos compartilhados nas redes sociais mostram diversos ônibus, que estavam na garagem, sendo tomado pelas chamas. Os moradores ficaram desesperados com a cena.
Ainda de acordo com a SSP, com os dois mortos foram encontrados armamentos de grosso calibre.
Assalto
Segundo informações da polícia, o assalto a casa lotérica teria ocorrido por volta das 15h, durante a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para a inauguração do novo porto público.
Ao chegarem ao local, os policiais teriam sido recebidos a tiros por suspeitos armados, dando início a um confronto. Um dos suspeitos, que ainda não teve a identidade revelada, foi atingido e morreu no local.
Outro adolescente, também envolvido na ação, tentou fugir em direção a uma área de mata nas proximidades, mas houve nova troca de tiros, e ele também foi morto.
