O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) afirmou em uma live transmitida nessa quinta-feira (20), que estudantes de Santa Maria merecem ser “queimados vivos”. Em 2013, um incêndio na boate Kiss matou 242 moradores da cidade, a maioria estudantes, e deixou mais de 600 pessoas feridas. O deputado afirmou que sua fala foi editada após o vídeo viralizar.
Durante a transmissão, o parlamentar atacou um protesto de alunos da Universidade Federal de Santa Maria, realizado na semana passada, contra o contingenciamento das verbas para as instituições de ensino superior por parte do governo federal. Ele chamou os estudantes de “inúteis” e ricos mimados.
“Ser rico não é problema. Mas ser rico e não ter noção, ser uns coitadinhos. É o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme um. Pegaram aqueles riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. Queimaram vivos dentro de pneus! E é isso que estes estudantes alienados, filhos de papai que tem grana merecem. Estamos em uma grande campanha para ver Bolsonaro vencer a eleição. Ou você quer comer gato e cachorro?”.
Leia mais:
Deputado grava vídeo com arma e ameaça Lula após fala do petista
Ciro Gomes xinga dono do Coco Bambu e bolsonaristas respondem
Gritando no vídeo, o deputado tentou vincular o protesto à eleicão: “Esses são os alunos da Universidade Federal de Santa Maria que foram protestar ‘viva Lula, Lula lá’. Vocês são a vergonha, a escória do mundo, vocês têm que viver no lixo, no lixo, no esgoto. Porque vocês são uns coitados, uns miseráveis. Vocês não produzem nada“.
O ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, que também foi candidato a deputado federal, mas pelo PDT, e não se elegeu, chamou o ataque do deputado de “injusto e covarde” e defendeu os estudantes, através de um vídeo postado nas redes sociais.