O deputado Daniel Almeida (Avante) apresentou um Projeto de Lei que cria “Programa Merenda Escolar Vegetariana” nas escolas públicas do Amazonas. De acordo com a proposta, as escolas estaduais devem incluir no cardápio uma alimentação vegetariana elaborada por nutricionistas, destinada aos alunos que optarem por essa modalidade alimentar.
O programa será uma alternativa aos estudantes, sendo necessário que os pais ou responsáveis formalizem essa escolha junto à direção da escola.
Saiba mais:
Wilker Barreto se filia ao Mobiliza 33 para concorrer à prefeitura de Manaus
Senado prepara reação a julgamento do STF sobre porte de drogas
Essa iniciativa parlamentar visa promover uma alimentação mais saudável e inclusiva nas escolas, oferecendo opções adequadas para aqueles que seguem a dieta vegetariana. O projeto tem como objetivo garantir que os alunos tenham acesso a uma alimentação equilibrada e nutritiva, contribuindo para o seu desenvolvimento e bem-estar.
“Eu acredito na viabilidade do plano porque não resultará em aumento das despesas e, de fato, irá aprimorar a qualidade das refeições fornecidas nas escolas, podendo incentivar mais famílias e estudantes a escolherem opções alimentares mais saudáveis. Este projeto está alinhado com uma tendência observada. Além disso, não se trata de impor restrições, apenas será oferecida a oportunidade de escolha”, afirmou Almeida.
A proposta agora aguarda análise e discussão nas comissões competentes, para que possa ser implementada e começar a beneficiar os estudantes das escolas públicas.
Vegetarianismo no Brasil
Uma pesquisa feita pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e conduzida pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em 2018, no Brasil, apontou que quase 30 milhões de pessoas se declaravam vegetarianas, representando 14% da população nacional.
*Com informações da Assessoria