As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Deputado é alvo de operação da Polícia Federal por desvio de ‘emendas PIX’ no Acre

Investigação apura possíveis irregularidades na contratação de uma empresa responsável pela realização de shows musicais financiados com recursos públicos
29/01/26 às 09:55h
Deputado é alvo de operação da Polícia Federal por desvio de ‘emendas PIX’ no Acre

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (29/01), a Operação Graco para apurar suspeitas de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares no estado do Acre. O principal alvo da investigação é o deputado federal Eduardo Velloso (União-AC).

Agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar em Rio Branco, além do apartamento funcional ocupado por ele em Brasília.

Ao todo, estão sendo cumpridos 14 mandados, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Acre e no Distrito Federal.

Segundo as investigações, os recursos sob suspeita (estimados em cerca de R$ 912 mil) teriam sido repassados por meio das chamadas “emendas PIX”, modalidade que permite a transferência direta de verbas da União a estados e municípios, sem a exigência de prestação de contas prévia.


Leia mais

Dino suspende emendas Pix para universidades em 8 estados

PGR entra com ação no STF para declarar que emendas Pix são inconstitucionais


A apuração se concentra em possíveis irregularidades na contratação de uma empresa responsável pela realização de shows musicais financiados pela Secretaria Municipal de Cultura de Sena Madureira (AC), em setembro de 2024. A Polícia Federal investiga indícios de direcionamento contratual e desvio de recursos públicos.

Até o momento, o deputado Eduardo Velloso não se manifestou sobre a operação. A Polícia Federal informou que as investigações seguem em andamento e que novas diligências não estão descartadas.

Com informações do G1.