Com 35 votos, David Reis foi escolhido nesta quarta-feira (1º/01) presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), assumindo o cargo pela segunda vez. O primeiro mandato à frente da CMM foi marcado com diversas polêmicas na primeira etapa da 18º legislatura (2021-2022).
Essa votação facilita a vida dos David’s no Parlamento Municipal. O prefeito de Manaus David Almeida está com duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) suspensas pela Justiça do Amazonas e que, provavelmente, com a gestão de David Reis, a Procuradoria da Casa, não irá recorrer da decisão do TJAM. As CPIs suspensas são: da Semcom e da Corrupção, instauradas durante a gestão de Caio André. As CPIs focam na fiscalização e atuação da Prefeitura de Manaus.
Oposição ‘daquele jeitão’
Durante o discurso de cinco minutos para pedir votos, o então candidato à presidência da CMM, Rodrigo Guedes (Progressistas), citou uma frase do seu apoiador e opositor de David Reis, o vereador Sargento Salazar: “Você, senhor presidente não terá vida fácil. Assim como diz o vereador Sargento Salazar, vai ser ‘daquele jeitão'”, disse Guedes, sobre a fiscalização da nova gestão de David Reis.
Além disso, durante seu discurso o candidato à presidência da CMM, citou que a antiga gestão de David Reis foi palco de dois escândalos na imprensa nacional. O presidente David Reis, não terá vida fácil sendo fiscalizado de perto através de novos e antigos opositores, como Guedes e Capitão Carpê (PL), ambos denunciaram diversas irregularidades de Reis na gestão como presidente da CMM, no biênio 2021-2022, como o projeto de R$ 32 milhões para novos gabinetes, que recebeu o apelido de “puxadinho”, aluguel de 41 picapes para vereadores e a compra de “Kits Selfie” por R$ 640 mil.
Veja vídeo:
Disputa pela CMM em 2023 entre governador e prefeito
Com 22 votos e o apoio do governador Wilson Lima, o vereador Caio André, na época PSC, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o biênio 2023-2024. Do outro lado da disputa estava o prefeito David Almeida apoiando a candidatura do vereador Elan Alencar, que obteve 19 votos.
Mudança de voto
Apoiadores de Caio André – atualmente no União Brasil -, dessa vez votaram no candidato do prefeito de Manaus para presidente da CMM. Doze vereadores que votaram no ex-presidente da Casa Legislativa confirmaram seus votos em David Reis. Os parlamentares são: Allan Campelo (Podemos), Diego Afonso (União Brasil), Everton Assis (União Brasil), Ivo Neto (PMB), Jaildo Oliveira (PV), João Carlos (Republicanos), Marcelo Serafim (PSB), Professora Jacqueline (União Brasil), Raiff Matos (PL), Rosivaldo Cordovil (PSDB), Thaysa Lippy (PRD) e Yomara Lins (Podemos).
Não sai da mesa
Além de votar em Caio André na eleição para presidente da CMM em 2023, o vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB) fez parte da Mesa Diretora ocupando o cargo de corregedor da casa legislativa. Nesta 19ª Legislatura, em novo mandato, Cordovil não saiu da Mesa Diretora e vai ocupar o cargo de ouvidor, para o biênio 2025-2026. Everton Assis, do partido do governador Wilson Lima (União Brasil), deixou de ser segundo vice-presidente para se tornar primeiro secretário da chapa vencedora com o apoio do prefeito David Almeida.
“A bronca é comigo!”
O governador Wilson Lima registrou em suas redes sociais a confraternização do final de ano, que contou com a presença de vereadores aliados que votaram em David Reis, candidato de David Almeida para presidente da CMM. Segundo informações de bastidores, além de agradecer a parceria com os parlamentares durante a gestão de Caio André, o governador liberou os vereadores para a votação que elegeu David Reis como novo presidente da Câmara.
Governistas votam em candidato do prefeito
Parlamentares com ligações diretas com o governo de Wilson Lima votaram em David Reis. Nomes como Diego Afonso (União Brasil), Thaysa Lippy (PRD), Allan Campelo (Podemos) e Aldenor Lima (UB) se destacam nessa lista.
Diego Afonso é filho do deputado estadual Adjuto Afonso, do mesmo partido e base do governador na Aleam, como vice-presidente da Casa Legislativa.
Thaysa Lippy é filha do deputado estadual Felipe Souza. No dia 17 de dezembro, o parlamentar esteve na sede do Governo do Estado para acompanhar o anúncio do pagamento do FUNDEB, realizado pelo governador, demonstrando a proximidade do líder do governo na Aleam com Wilson Lima.
O irmão da deputada estadual Alessandra Campelo, Allan Campelo é vereador reeleito de Manaus e tem forte influência na Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), pasta a qual a deputada e secretária-geral da Aleam foi titular no primeiro mandato do governo Wilson Lima.
O protetor dos animais Aldenor Lima é marido da deputada estadual Joana Darc (UB), que faz parte da base do governo estadual, além de ser a 3ª vice-presidente na Mesa Diretora da Aleam.
‘Entre a cruz a espada’
O vereador Marcelo Serafim foi um dos líderes na articulação para eleição de Caio André na presidência da CMM, no biênio 2023-2024. O parlamentar é filho do ex-prefeito de Manaus e atual titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa, que foi pessoalmente convocado para o cargo pelo governador Wilson Lima. Já a irmã de Marcelo, Daniela Benayon, foi reconduzida em 2023 pelo prefeito David Almeida, para permanecer como Diretora-Presidente da Manaus Previdência.
Sobre David Reis:
Filho do ex-deputado estadual e secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, David Reis nasceu em Manaus, tem 46 anos e foi eleito vereador pela primeira vez em 2012. Ficou licenciado do cargo desde novembro de 2013, quando, a convite do então prefeito Artur Neto, assumiu o cargo de secretário municipal do Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa. David Reis reassumiu a cadeira na CMM no início de abril de 2016. Em 2020 foi reeleito pela terceira vez, com 5.148 votos e em 2021 assumiu a presidência da CMM, numa decisão unânime para o biênio 2021/2022.