Novo levantamento do Datafolha divulgado hoje, 23, mostra que 11% dos brasileiros se dizem dispostos a mudar de voto para presidente para encerrar as eleições já no primeiro turno. Este levantamento leva em conta o chamado “voto útil”.
86% dos entrevistados responderam que não mudariam seu voto, e 2% se disseram indecisos sobre o tema.
O percentual dos que afirmaram que podem praticar o chamado “voto útil”, para encerrar a disputa no primeiro turno, é maior entre os eleitores de Simone Tebet (22%) e Ciro Gomes (21%).
Leia mais:
Ipespe: Lula registra 46% e Bolsonaro 35% nas intenções de voto
Intelectuais e líderes da América Latina pedem que Ciro desista e apoie Lula
Dentre os eleitores que declaram voto em Lula, o percentual dos que mudariam de voto ficou em 11%, índice mais alto do que entre os eleitores de Bolsonaro (6%).
O Datafolha também perguntou sobre a intenção de comparecer à votação no dia 2 de outubro. A grande maioria diz que com certeza irá votar (92%). Já os que dizem que talvez vão votar são 4%, e os que declaram que não comparecerão à votação são 3%.
Nos últimos dias, Simone Tebet e Ciro Gomes têm se manifestado contrários a noção do voto útil. O PDT de Ciro até recebeu carta aberta de líderes e intelectuais latino-americanos pedindo para que ele abandonasse a candidatura e declarasse apoio a Lula, para encerrar a eleição no primeiro turno. Membros e ex-integrantes do PDT também divulgaram manifesto contra a candidatura de Ciro Gomes e pedindo o “voto necessário” a favor de Lula.