22.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

‘Compromisso com a ZFM’, afirma Omar sobre governo Lula

Publicado em:

- Anúncio -

A preservação da Zona Franca de Manaus (ZFM) é um compromisso do Governo Federal e tem ordens diretas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que a competitividade e os diferenciais tributários sejam mantidos. As afirmações são do aliado de primeira linha do governo no Amazonas, senador Omar Aziz (PSD), que foram dadas durante entrevista ao programa ‘Meio-Dia com Jefferson Coronel‘, da Rede Onda Digital.

“A primeira questão sobre a vinda do ministro Geraldo Alckmin representa um compromisso com a ZFM. é uma determinação do presidente Lula, preservar, manter o equilíbrio e ampliar a Zona Franca de Manaus. A segunda questão é ambiental. É uma pauta mundial hoje e que o governo brasileiro quer mostrar para o mundo que aqui nós temos uma indústria que não polui, gera emprego e renda e tem condições de se ampliar mais”, afirmou Omar Aziz.

Omar teceu crítica ao governo Bolsonaro, e o posicionamento quanto à preservação da ZFM quando ainda estava no poder.

“É diferente quando você senta à mesa com um governo [referente a Jair Bolsonaro] que tem ojeriza a Zona Franca. Esse governo que está aí, do presidente Lula não tem, muito pelo contrário, isso ficou claro em nossa reunião [bancada amazonense federal] com o ministro Fernando Haddad”, relatou o parlamentar.


Alckmin assina contrato de gestão do CBA: “AM como protagonista da nova década”

“Queremos acelerar a pesquisa no CBA”, diz diretor da FUEA


Novo potencial

Com a assinatura do contrato de gestão do Centro de Bionegocios da Amazônia (CBA), a expectativa, segundo o senador, é de desenvolvimento não somente para o Amazonas, mas para todo o país, e consequentemente para o mundo através da pesquisa e desenvolvimento realizados pelos profissionais do CBA, mas para isso, segundo o senador, é necessário financiamento dos projetos.

“O CBA vai se consolidar se tiver dinheiro para realizar pesquisa. Você não vai trazer grandes mentes para cá se você não pagar, e não financiar os projetos, o que essa pessoa vai fazer 24 horas por dia em cima de pesquisa, ele [o pesquisador] tem que viver. O cientista não vem para cá porque ama a Amazônia, vem porque é o trabalho dele. Nós temos muito produtos que hoje poderiam estar no fármaco, de cosméticos, uma série de coisas, mas precisa pesquisar. A partir do momento da pesquisa nós precisamos ter uma produção ampla também, porque para botar no mercado precisa ter o produto”, declarou Omar Aziz.

O CBA ganhou definitivamente, nesta semana, uma nova gestão e uma personalidade jurídica com a assinatura do contrato de gestão concedido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) à Fundação Universidades de Estudos Amazônicos (FUEA), fundação ligada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Com o contrato, de duração de quatro anos, o novo CBA poderá captar até R$ 124 milhões para realização de pesquisas e desenvolvimento científico para gerar emprego e renda, podendo se transformar em uma nova matriz econômica para a região amazonense.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais lidas

- Anúncio -
- Anúncio -