A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal inicia o ano legislativo com três projetos de lei prontos para deliberação. Um deles autoriza a dedução no Imposto de Renda (IR) de valores doados para apoiar projetos de pesquisa científica, com deduções de 80% para pessoas físicas e 40% para pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real.
Outro projeto visa permitir a compra de insumos para atividades de pesquisa, visando suprir a falta de financiamento para esses materiais.
O projeto estabelece condições para que as doações possam ser deduzidas, incluindo a exigência de que a doação seja feita para instituição pública de ensino ou pesquisa e que o responsável pelo projeto esteja cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Veja mais:
Hamas agradece Lula por comparar Gaza a Holocausto
Petrobras bate recorde de valor de mercado ao atingir R$ 569 bilhões em 2024
Além disso, há um projeto que incentiva a doação de equipamentos de pesquisa a instituições públicas, permitindo a dedução do Imposto de Renda devido pelo valor dos bens doados, dentro do limite de 1% do tributo devido, até o ano-calendário de 2026.
Os doadores deverão comprovar a propriedade dos bens doados e receberão um documento da instituição beneficiada.
*Com informações de Agência Senado