O agora ex-secretário executivo da Sepror, Alessandro Cohen Melo assume a recém criada Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa). A divulgação do nome de Cohen para o cargo aconteceu na noite desta sexta-feira (28/3), na edição do Diário Oficial do Estado Amazonas datado em 24 de março, assinado pelo governador Wilson Lima.
Cohen já era responsável pelo setor e agora assume como titular da pasta. O manauara é pós-graduado em Gestão Pública, tem 49 anos, casado e pai de três filhas.
Ele começou na vida pública nos anos 2000, sendo secretário de gabinete do ex-vereador e ex-deputado Artur Virgílio Bisneto, por 12 anos. Em 2013, assumiu como subsecretário de Infraestrutura de Manaus.
Leia mais:
Leda Maia é nomeada secretária de Estado de Proteção Animal
Aleam aprova criação de três novas secretarias estaduais
Entre os anos de 2014 a 2016 foi ouvidor geral de Manaus e secretário do Procon Manaus. Em 2017, participou da Superintendência do Patrimônio da União até 2021 e depois filiou-se ao partido Republicanos, comandado pelo deputado federal Silas Câmara.
Nomeação de Alessandro Cohen

Três novas Secretarias de Estado
Ao total serão três novas secretarias, contando com a reativação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, mas nesta edição do Diário Oficial ainda não foi divulgado o nome que comandará a pasta na gestão Wilson Lima.
Em 2010, quando governador, Omar Aziz (PSD) manteve o setor em sob atuação de pasta de Estado. Em 2019 foi extinguida por Wilson Lima e em 2025 reativada à Secretaria de Estado.