Nesta quarta-feiera, 23, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiram, por unanimidade, revogar (retirar) a homenagem concedida ao investigador da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e professor de jiu-jitsu, Raimundo Nonato Machado, envolvido no caso de agressão a uma babá e a um advogado em condomínio de área nobre de Manaus no último final de semana. O episódio ganhou repercussão nacional.
A CMM concedeu a Medalha de Ouro Alfredo Barbosa Filho, uma de suas maiores honrarias, a Machado em 2021. O propositor da homenagem à época, vereador Allan Campelo (Podemos), foi quem também propôs a revogação da homenagem e a devolução da medalha.
Leia mais:
EXCLUSIVO: Advogado diz não ter recebido notificação de B.O. e revela medo após ser baleado
Caso babá: PC afirma que não houve omissão de registro de B.O. contra investigador
O projeto de revogação tramitou em regime de urgência na casa, devido à repercussão do caso, e foi deliberado pelos vereadores no plenário da CMM na última segunda, 21. Hoje, após análise do parecer da Comissão Especial de Comendas sobre o caso, ocorreu a votação definitiva do projeto, e por unanimidade a casa decidiu pela revogação.
Veja abaixo:
No último dia 18, Raimundo Nonato Machado e sua esposa Jussana foram filmados por câmera de segurança agredindo a babá Cláudia Gonzaga e o advogado Ygor Colares, que acabou baleado de raspão no incidente. A briga aconteceu no condomínio Life Ponta Negra: Jussana começou a agredir a babá enquanto Raimundo testemunhava; quando Ygor foi tentar intervir, Raimundo o agrediu e entregou uma pistola a Jussana, que apontou para Ygor e acabou atirando. O caso ganhou repercussão nacional quando o vídeo da briga foi divulgado.
Raimundo e Jussana Machado continuam presos preventivamente. A medalha deverá ser devolvida.