Nesta segunda-feira (22/04), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou o Projeto de Lei (PL) 069/2024 que altera a Lei nº 3.220, de 7 de dezembro de 2023, para autorizar o empréstimo de R$ 580 milhões ao Poder Executivo. A propositura tramitou em regime de urgência e agora será encaminhada para sanção do prefeito David Almeida (Avante).
A votação foi apertada com 22 votos a favor e 18 contrários. Votaram contrário ao pedido: Allan Campelo, Bessa, Daniel Vasconcelos, Diego Afonso, Everton Assis, Glória Carratte, Ivo Neto, Jaildo Oliveira, Lissandro Breval, Marcelo Serafim, Professora Jacqueline, Raiff Matos, Rosivaldo Cordovil, Thaysa Lippy, William Alemão e Yomara Lins.
Embora aprovado pela maioria da casa legislativa, o projeto segue encontrando resistência entre vereadores opostos a David Almeida. O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), que já havia se manifestado outras vezes contra a autorização do empréstimo, afirmou durante sessão no plenário que o prefeito de Manaus fez estelionato político e eleitoral com Manaus e com a CMM.
“Começou a ver uma crise de credibilidade da palavra do prefeito. Não tem palavra, simplesmente. O que ele fez, com a cidade de Manaus e com a Câmara Municipal de Manaus foi nada mais, nada menos que estelionato político, estelionato eleitoral. Ele prometeu uma série de obras para serem executadas com esses pedidos de empréstimos e independente do meu voto, eles foram aprovados e até agora a gente não viu, absolutamente nada”, diz Guedes no plenário.
Veja o vídeo:
Após a aprovação do Projeto de Lei que autoriza o empréstimo, o vereador Rodrigo Guedes afirmou em entrevista à Rede Onda Digital que vai recorrer judicialmente sobre a autorização do empréstimo.
Veja o vídeo:
Também em entrevista à Rede Onda Digital, o vereador Capitão Carpê (PL) afirmou que a Prefeitura de Manaus não tem responsabilidade, compromisso e zelo com o cidadão.
“A Prefeitura de Manaus, infelizmente, demostra que não responsabilidade nenhuma, e compromisso e zelo com o cidadão quando empresta mais 580 milhões. Nós já temos aí um empréstimo, anteriormente, que nós já estávamos devendo 1,150 bilhão e Manaus, hoje, se endivida ainda mais com 580 milhões”, afirma o vereador à Rede Onda Digital.
Confira o vídeo
Saiba Mais:
Vereador Capitão Carpê protocola pedido de afastamento de secretário Israel Conte
“Procurei uns 20 partidos. Nenhum me aceitou”, diz vereador Rodrigo Guedes agora no PP