O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, foi submetido a uma cirurgia de emergência para drenar uma hemorragia intracraniana na madrugada desta terça-feira (12/10).
O assunto logo ganhou destaque nos veículos de imprensa internacionais, que enfatizaram a idade avançada do presidente e os desdobramentos do acidente doméstico ocorrido em outubro, no Palácio da Alvorada.
Confira como a cirurgia de Lula repercutiu internacionalmente:
O New York Times (EUA) destacou que “Lula passa por cirurgia de emergência por sangramento no crânio” e frisou a gravidade da situação em função da idade avançada do presidente.
O The Washington Post (EUA) informou que “Lula se recupera na UTI após cirurgia para drenar hemorragia craniana” e garantiu que não há expectativa de sequelas. O veículo indicado que o presidente deverá retornar a Brasília na próxima semana.
Na França , o jornal Le Monde publicou que o “Presidente brasileiro Lula passa por cirurgia de hemorragia cerebral”, lembrando o acidente sofrido em outubro.
O El País espanhol noticiou que Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência e destacou que o presidente está estável na UTI, sendo monitorado por especialistas.
Saiba mais sobre o estado de saúde de Lula:
- Médicos atualizam estado de saúde de Lula após cirurgia:”Estável, conversando e se alimentando”
- Cirurgia de emergência que perfurou crânio de Lula durou 2 horas; entenda o que é a Craniotomia
- Após sentir dores de cabeça, Lula passa por cirurgia às pressas em São Paulo; leia boletim médico
Na Argentina , o jornal La Nación informou que “Lula da Silva foi submetido a uma cirurgia de emergência devido a uma hemorragia intracraniana”, atribuindo o problema à queda sofrida há dois meses.
O britânico The Guardian descreveu o caso como “Lula em tratamento intensivo após cirurgia cerebral de emergência”, detalhando que a queda de outubro obrigou o presidente a cancelar compromissos internacionais, como a cúpula do Brics.
A Deutsche Welle (Alemanha) relatou que “Lula passou bem após cirurgia de emergência” e destacou que a recuperação é positiva.
Saúde de Lula após cirurgia de emergência
Segundo informações da equipe médica, o procedimento foi bem sucedido e não deve deixar sequelas. O presidente Lula está estável e deve ficar em observação nos próximos dia.
Confira a declaração do Dr. Roberto Kalil, diretor de cardiologia do Sírio-Libanês:
📌 Equipe médica atualiza estado de saúde de Lula após cirurgia na cabeça: "Estável, conversando e se alimentando"
Veja mais https://t.co/YwawfNeGeY pic.twitter.com/36TWVs4Qcm
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) December 10, 2024