Cirandas de Manacapuru: dentro e fora do parque do Ingá, pré-candidatos em ritmo de campanha

Cirandas de Manacapuru: dentro e fora do parque do Ingá, pré-candidatos fazem a festa (Arte: Rede Onda Digital)
A campanha eleitoral começará oficialmente em meados de agosto de 2026, mas enquanto isso a pré-campanha ‘corre’ pelo Amazonas, com os futuros candidatos aproveitando eventos para conquistar, desde agora, a atenção do eleitor e da eleitora.
O último evento do tipo ocorreu no último fim de semana, durante a realização do Festival de Cirandas de Manacapuru. A festa realizada por Guerreiros Mura, Tradicional e Flor Matizada mobilizou candidatos ao senado, deputado federal e governador.
O primeiro a marcar presença na “Princesinha do Solimões” foi o governador Wilson Lima (União Brasil), que teve uma agenda de entregas de obras, como a nova sede do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam); viaturas para a polícia, além do anúncio de novos programas para a população da cidade, que recebeu quase 40 mil turistas de Manaus.
Wilson ainda não anunciou se vai disputar a eleição do próximo ano ou se vai cumprir o mandato até o fim, mas em Manacapuru a quantidade de apertos de mãos e abraços aponta sim para uma candidatura em 2026.
Saiba mais:
Ar condicionado: produção segue limitada no Amazonas por demora na burocracia de ministério
Senadores e pré-candidatos seguem dobradinha em Manacapuru
Seguindo a dobradinha que fazem desde 2002, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga também estiveram em Manacapuru para o corpo a corpo com os “cirandeiros” e “cirandeiras”. Reforçando o slogan o “Amazonas forte de novo”, os senadores cumpriram agenda com a prefeita Valciléia Maciel e o grupo político do ex-prefeito Beto D´Angelo, que inclui ainda o deputado estadual Cristiano D´Angelo, todos do MDB de Braga.
Pré-candidato ao Governo do Estado, Omar falou em um evento para distribuição de capacete aos mototaxistas da cidade e destacou a construção da ponte Rio Negro, que foi iniciada no segundo governo de Eduardo Braga (2007-2010) e concluída no mandato dele (2010-2014).
“Essa ponte mudou Manacapuru e hoje uma pessoa pode chegar aqui para assistir o festival de cirandas em 40 minutos, se hospedando num hotel, comprando nos restaurantes, portanto gerando emprego e renda para vocês”, destacou o senador.
Eduardo Braga, que vai buscar a reeleição para o Senado, também destacou ações dos governos dele em Manacapuru e a dobradinha que manteve com Omar ao longo dos anos. “Eu é Omar somos da política que faz pelo povo, que faz pelos que precisam”, afirmou o senador.
Nas comitivas, tanto de Wilson Lima quanto na dos senadores, marcaram presença políticos que já detém mandato quanto aqueles que vão em busca no próximo ano. Assim, estiveram por Manacapuru os deputados federais Sidney Leite (PSD), Saullo Vianna (União Brasil), que está licenciado, e Fausto Jr (União Brasil), além de deputados estaduais e vereadores.
