As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Lula pede que Celso Sabino aguarde seu retorno dos EUA para discutir saída do governo

A declaração acontece poucos dias depois de a Executiva Nacional do União Brasil decidir se afastar da base governista
Lula pede que Celso Sabino aguarde seu retorno dos EUA para discutir saída do governo

Celso Sabino, ministro do Turismo (Foto: Foto: Diego Campos/Secom/PR)

Celso Sabino, ministro do Turismo, declarou neste sábado (20) que pretende deixar o cargo após a decisão do União Brasil, seu partido, de romper oficialmente com o governo federal. Durante sua agenda em Santarém, no oeste do Pará, ele enfatizou que está pronto para acatar a posição do partido. No entanto, salientou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para aguardar seu retorno dos Estados Unidos para discutir o assunto.

“Eu estive com o presidente essa semana para comunicar essa decisão, e o presidente pediu que eu aguardasse ele retornar dos Estados Unidos, para que nós voltássemos a conversar sobre o assunto”, disse Sabino.

A declaração acontece poucos dias depois de a Executiva Nacional do União Brasil decidir se afastar da base governista e declarar-se partido independente. A recomendação foi que todos os membros com cargos no governo solicitassem exoneração, sob pena de serem processados por infidelidade partidária. Sabino é o único dos três ministros da legenda que possui filiação ao partido.

Embora sob pressão, o ministro indicou que ainda pode haver oportunidade para diálogo, porém reiterou seu compromisso com a pasta que dirige.

“Cada segundo, cada centímetro de chance que eu tiver aqui de ajudar o Pará, de melhorar o turismo no Brasil, para que tenha mais emprego, mais oportunidade, eu não vou desperdiçar […] seja no Ministério do Turismo, seja na Câmara, seja onde Deus achar que eu devo estar”, declarou.

Turismo em crescimento

Em entrevista ao g1, Sabino ressaltou que o país está passando por um momento positivo no turismo, com um número recorde de visitantes estrangeiros.

“Nós vamos encerrar esse ano recebendo mais de 10 milhões turistas estrangeiros. Ao longo da história, isso é algo muito inimaginável. O Brasil passará a ser a quarta potência das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, do Canadá e do México na área do turismo”, afirmou.


Saiba mais:

Impasse em relação ao ‘PL da Dosimetria’ agrava crise no Congresso

Omar Aziz critica PEC da Blindagem e afirma que proposta não deve avançar no Senado


Ele também mencionou progressos na criação de empregos no setor.

“Hoje o turismo emprega mais de 8 milhões de brasileiros. Uma atividade que paga bem, melhor que outras atividades, como a construção civil, por exemplo. É muito democrática, mais da metade dos trabalhadores no setor turismo são mulheres”, completou.