Carpê fala palavrões na CMM e Jander Lobato rebate: “Ele acha que está na casa dele”

(Foto: Divulgação)
O vereador Capitão Carpê (PL) protagonizou um discurso tenso e marcado por palavrões durante a votação do pedido de empréstimo de mais de R$ 1 bilhão para a Prefeitura de Manaus, nesta terça-feira (9/12), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A fala ocorreu durante a apreciação do regime de urgência da proposta e provocou reação imediata de parlamentares da base governista, especialmente do vereador Jander Lobato, que afirmou que o colega “acha que está na casa dele”.
Em seu discurso contra o pedido de empréstimo bilionário para a Prefeitura de Manaus, o vereador disse que estava “puto” por saber que o empréstimo seria aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma vez que a base aliada é maioria na Casa, e que, segundo ele, este tem fins eleitoreiros para o ano de 2026, quando acontecem as eleições.
“E o que me deixa aqui puto, ainda mais, desculpa a palavra mais uma vez, é que ainda vai ter gente que vai aprovar e vai aplaudir, dizendo que ‘está ajudando Manaus, nós estamos ajudando essa cidade’. Está ajudando nada, meu parceiro, está ajudando o prefeito, faltando aí poucos meses para a campanha de governador. Eu queria saber esse desespero […] Eu não quero ser aqui o paladino da moralidade, nem porcaria nenhuma, mas, enfim, senhores, voto contrário aqui ao pedido de urgência, e, com certeza, voto contra o projeto, não porque eu sou contra a prosperidade na cidade de Manaus, mas porque eu sou contra a sacanagem, a putaria que é feita nessa cidade”.
Assista:
Leia mais:
“Respeite a minha fala”: Bate-boca entre Rodrigo Guedes e Professor Samuel marca sessão na Câmara
Contas de 2021 de David Almeida gera embate entre base e oposição na Câmara de Manaus
A declaração do parlamentar gerou revolta no vice-presidente da Casa, vereador Jander Lobato (PSD), que criticou o comportamento do colega, afirmando que o plenário não é lugar para palavras de baixo calão.
“Que Vossa Excelência tenha mais educação, que Vossa Excelência tenha mais respeito com esta Casa, Casa do Povo, e com os seus colegas vereadores, porque aqui Vossa Excelência faz oposição desde o começo e nunca foi desrespeitado por nenhum de nós”, rebateu.
Assista:
Diante do clima acirrado, o presidente da Câmara, David Reis, interveio para restabelecer a ordem e alertou os parlamentares sobre o cumprimento do regimento interno.
“Senhores vereadores, solicito a técnica que possa retirar dos anais taquigráficos da Casa as palavras de uso equivocado feita pelo vereador Capitão Carpê e inapropriada”.






