O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) está entre os 10 deputados mais bem avaliados na atuação legislativa de 2023. Os dados são do site Legisla Brasil, publicado nesta segunda-feira (13), que classifica os melhores deputados federais anualmente.
O parlamentar é o único do Amazonas, e de toda a região Norte – 65 deputados federais -, classificado entre os dez primeiros no ranking, segundo levantamento publicado na revista Veja.
A ferramenta monitora a produtividade de todos os 513 deputados federais a partir de uma análise objetiva e sem vieses, para transmitir de maneira simples o desempenho dos parlamentares brasileiros.
O monitoramento do desempenho dos deputados é feito com base em critérios como apresentação de projetos e sua relevância e a atuação no acompanhamento do poder público.
Leia mais:
“Pedi investigação por CPI”, diz Amom sobre “Dama do Tráfico” no Ministério da Justiça
Proposta na Câmara busca vedar apostas esportivas em ações individuais
“É o segundo ano que somos avaliados com 5 estrelas pelo site Legisla Brasil, e isso só é possível porque o povo do Amazonas me confiou esta missão de representá-los no Congresso Nacional. Agradeço por esta honraria, pela confiança no mandato, e como sempre afirmo, missão dada é missão cumprida”, afirmou Capitão Alberto Neto.
Em outro levantamento, do site Ranking dos Políticos, Capitão Alberto Neto também aparece como o melhor deputado federal do Amazonas classificado. A pontuação dos políticos é definida de acordo com informações obtidas dos sites da Câmara, do Senado e dos Tribunais de Justiça, seguindo 3 pilares: Anticorrupção, Antiprivilégios e Antidesperdício.
O site Direto ao Ponto realizou uma análise dos deputados federais do Amazonas. Novamente o Capitão Alberto Neto despontou em primeiro lugar. A análise do site considera critérios como produção legislativa, fiscalização e mobilização.
Capitão Alberto Neto, Amom Mandel e Fausto Santos Jr., se destacaram em produção legislativa, conforme os critérios: Projetos; Protagonismo; Relevância das Autorias; Votos em separado apresentados; Substitutivos apresentados; Relatorias apresentadas; Presença em Plenário; Emendas de Plenário.
Átila Lins e Sidney Leite estão entre os piores, conforme o site Direto ao Ponto, no quesito fiscalização, que mede a efetividade da fiscalização dos deputados em relação ao Governo Federal.