A suposta nova camisa vermelha da Seleção Brasileira de Futebol repercutiu nas redes sociais nesta segunda-feira (28/04). Internautas associaram a cor ao Partido dos Trabalhadores (PT), legenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja identidade visual inclui uma bandeira vermelha com uma estrela branca ao centro.
Alguns internautas se manifestaram dizendo que a mudança da cor foi por conta do PT. Veja:
“O PT conseguiu mudar até a cor da camisa da seleção brasileira, inacreditável”, escreveu um usuário do X (antigo Twitter).

Outro comentou: “Camisa vermelha… O que vem depois? A estrela do PT estampada, convocação assinada pelo MST e o hino trocado por ‘Lula lá’?”, ironizou o vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP), ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL).

Outros internautas ironizaram a politização da nova camisa: “Vai ter gente dizendo que a Nike quer agradar o PT” e “O que vai ter de bolsonarista alegando que o PT fez a camisa da seleção ser vermelha pqp”, comentaram.


Saiba mais:
- Direto da UTI, Bolsonaro convoca novo ato por anistia para 7 de maio em Brasília
- Camisa da Seleção Brasileira na Copa 2026 será vermelha, revela site inglês
Veja outras reações:
A camisa vermelha da seleção
O lançamento da camisa da equipe brasileira está programado para Data Fifa de março do próximo ano, a última antes do Mundial que será realizado nos Estados Unidos, Canadá e México.
A substituição pelo azul tradicional como alternativa à camisa amarela aconteceu aproximadamente um ano atrás, durante uma reunião no Rio de Janeiro, e foi divulgada na semana passada pelo site Footy Headlines, especializado em uniformes globais.
A mudança polêmica quebra uma tradição histórica e será o primeiro Mundial em que o Brasil abandonará as cores amarelo, azul ou branca (usadas até a Copa de 1950). O tom exato não foi revelado, contudo, de acordo com o site, as primeiras indicações apontam para “um vermelho moderno e vibrante”.
O uniforme renovado será majoritariamente vermelho em uma tonalidade mais desgastada, com listras pretas que se parecem mais com manchas. Em outras palavras, não é uma alternância clara de vermelho e preto, como a Alemanha utilizou em 2014, por exemplo. As tonalidades se propagam para o calção no mesmo padrão, criando uma unidade como se fosse uma única peça.
Outra alteração é a marca do fabricante de material esportivo. O Brasil se tornará a primeira equipe global em que a Nike irá usar a figura de Michael Jordan, que simboliza a marca do famoso ex-jogador de basquete americano.
O PSG, da França, adota o mesmo modelo entre os clubes. A vírgula que identifica a empresa norte-americana será exibida na camisa amarela. A marca Jordan também estará presente em toda a linha de passeio que será apresentada na Data Fifa de março.