O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (União Brasil), vai apresentar na próxima segunda-feira (02/09) um documento pedindo esclarecimentos e detalhes sobre o projeto de engenharia do viaduto ‘Rei Pelé’, projeto idealizado pela Prefeitura de Manaus, localizado entre as avenidas Autaz Mirim e Camapuã, próximo à Feira do Produtor, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste.
“Irei apresentar o documento na segunda-feira. Espero que meus pares aprovem e que seja apontado, à Câmara Municipal de Manaus, como esses recursos foram destinados e qual foi a alteração do projeto [de engenharia]. O projeto não era dessa forma e [no documento] não aparecia que duas vias de rodagem se transformariam em uma no final da alça do viaduto. A gente quer saber como irá ficar esse viaduto e eu espero que a Prefeitura se explique a respeito disso”, disse o vereador com exclusividade à Rede Onda Digital.
Na última quarta-feira (28/08), o parlamentar já havia criticado o projeto na tribuna da CMM. Durante seu discurso, Caio André se referiu à obra como uma “ideia de jerico”, ironizando o que ele considera uma falha grave no planejamento. Ele relatou que, ao assistir a um vídeo da obra apresentado aos vereadores, percebeu que os veículos, ao subirem pela alça já liberada, ficariam presos em cima do viaduto, uma vez que não há espaço para dois veículos circularem simultaneamente, obrigando todos a saírem por uma única via.
“Que ideia de jerico foi essa? Quem foi o brilhante engenheiro ou a cabeça brilhante que inventou isso para a cidade de Manaus? Nós estamos gastando milhões para não resolver o problema do trânsito e o que é pior: vamos ter mais um viaduto trazendo um gargalo no trânsito de nossa cidade. O que serviria para desafogar o trânsito vai continuar trazendo problemas de mobilidade urbana”, afirmou.
Caio André também responsabilizou o ex-secretário Renato Júnior, atual candidato a vice-prefeito de David Almeida, pelas possíveis falhas no projeto.
“Isso é da administração do ex-secretário Renato Júnior, que conseguiu essa ideia mirabolante”, concluiu.