Na manhã de hoje, 6, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC) comentou de forma energética sobre a fala do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que no fim de semana passada insinuou que moradores de estados como o Amazonas não gostam de trabalhar.
André comentou a declaração na Sessão Plenária. Ele disse:
“Eu repudio veementemente, e acredito que todos os vereadores desta Casa também devem me acompanhar, não só a questão da fala preconceituosa exaurida pelo governador de Minas Gerais, mas toda a pseudo-superioridade que estes senhores acham que têm em relação a nós, nortistas e nordestinos”.
Veja nos vídeos abaixo:
Leia mais:
Governador de Minas gerais insinua que amazonenses não querem trabalhar e Amom rebate: “Idiota”
Raiff Matos cria constrangimento ao trazer show de MC Pipokinha para plenário na CMM
Na sexta, 2, Zema proferia o discurso da abertura da 8ª Edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizada em Belo Horizonte, quando afirmou:
“Se tem Estados que podem contribuir para esse país dar certo eu diria que são esses sete aqui. São estados onde, diferente da grande maioria, há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial”.
De acordo com o parlamentar, apenas duas empresas com base no estado de Minas Gerais têm uma isenção de impostos superior a toda isenção das mais de 500 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). André defendeu um fortalecimento do pacto federativo para que todas as regiões do país se desenvolvam ainda mais, e que o estado do Amazonas possa sair do isolamento geográfico.
Ele também chamou o pensamento de Zema de “atraso para o desenvolvimento do Brasil”.
Ele concluiu:
“Esse é mais um claro ataque ao modelo Zona Franca de Manaus, tão perseguido por quem não conhece a luta diária de um povo, que por anos tem sido esquecido e isolado quase que 100% do restante do país”.
Na sessão plenária, outros vereadores também se pronunciaram sobre a fala do governador de Minas Gerais.